Notícias
Ananindeua, primeiro município paraense a vacinar grávidas com comorbidades contra à Covid-19
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Grávidas, puérperas e pessoas com síndrome de Down na faixa etária de 18 anos completos ou mais e quem tem 54 e 55 anos completos devem comprovar comorbidades no dia indicado para a vacinação.
Neste mês de maio, mês dedicado às mães, a prefeitura de Ananindeua inicia nesta quarta-feira (05) a vacinação de grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, ambas na faixa etária de 18 anos ou mais. Com isso, Ananindeua passa a ser o primeiro município do Estado a iniciar a imunização deste grupo. Neste mesmo dia, o município inicia também a vacinação de quem tem síndrome de Down com 18 anos completos ou mais. Para essa nova fase de vacinação, o município recebeu 8.875 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que a continuidade da campanha depende da disponibilidade de doses.
O município de Ananindeua foi um dos primeiros do Estado a iniciar a vacinar o grupo com comorbidades, interrompendo o cronograma vacinal na faixa etária dos 56 anos. Por isso, a Secretária Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), vai retomar a vacinação nesta quarta-feira, dia 05, com as pessoas com comorbidades de 55 anos completos. Na quinta-feira (06), será a vez de quem tem 54 anos completos. A Sesau reforça que todos os pertencentes a estes grupos devem comprovar comorbidades.
A campanha de vacinação de Ananindeua será realizada em 09 Igrejas distribuídas pelo município e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaderlândia, sempre das 08h às 13h. Para receber a primeira dose do imunizante é necessário apresentar o RG, CPF e comprovante de residência de Ananindeua, além do documento com comprovação da Comorbidade (exame laboratorial ou clínico, receita médica com até 3 mês de validade ou laudo médico com até 3 anos de validade). No caso das grávidas com comorbidades é necessário apresentar exame de sangue beta hCG (BhCG), já as puérperas também com comorbidades devem apresentar documento que comprove a condição de parturiente. (Ex: Documento da maternidade relacionado ao parto).
De acordo com dados parciais do portal da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, de janeiro até agora, 102.689 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19 em Ananindeua. Dados atualizados às 7h30 desta terça-feira (04). A Secretaria ressalta que este total poderá ser atualizado na medida que as fichas cadastrais são inseridas no sistema do RNDS.
Calendário com Público Alvo:
Quarta-feira (05):
- Pessoas na faixa etárias de 55 com comorbidades;
- Grávidas com comorbidades de 18 anos ou mais;
- Puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades de 18 anos ou mais;
- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.
Quinta-feira (06):
- Pessoas na faixa etárias de 54 com comorbidades;
- Grávidas com comorbidades de 18 anos ou mais;
- Puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades de 18 anos ou mais;
- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.
Locais de vacinação desta quarta-feira (05)
- Posto Drive-Thru: Unama BR 316
- Paróquia Cristo Rei - Guanabara
- Igreja Universal - Águas Lindas
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Júlia Seffer.
- Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial
- Paróquia São Vicente de Paulo - Paar
- Paróquia Santo Inácio de Loyola – Icuí
- Assembleia de Deus - Maguari
- Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2
- Paróquia Santa Paula Frassinetti - Cidade Nova 6
- UBS Jaderlândia