Notícias
Ananindeua começa a vacinar grávidas com comorbidades contra à Covid-19
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Nesta quarta-feira (05), Ananindeua reiniciou o seu calendário de vacinação contra a Covid-19 destinado exclusivamente a pessoas com comorbidades. O município foi um dos primeiros do estado a vacinar pessoas com doenças pré-existentes. O calendário segue até esta quinta-feira, dia 06 de maio e o público alvo são grávidas e puérperas com 18 anos ou mais, pessoas com 54 anos ou mais e todos devem comprovar comorbidades. O prefeito, Doutor Daniel e a Secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima acompanharam este primeiro dia, que de vacinação que também está destina, para pessoas com síndrome de down com idade de 18 anos ou mais.
Uma das primeiras a chegar no posto de vacinação da Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo, na Cidade Nova, Bruna Fiel, 26 anos, gravida de oito meses de uma menina, a ansiedade para que ela pudesse tomar a primeira dose era enorme. “Graças a Deus chegou o dia e agora estou vacinada com a primeira dose da vacina e estou ainda mais ansiosa para receber a segunda dose. Para mim e para a minha família a vacinação representa muita coisa, representa saúde, expectativa de vida e graças a Deus todos da minha casa já se vacinaram e agora foi a minha vez. Este momento representa esperança de que tempos melhores virão e eu e meu esposo estávamos tão ansiosos pela vacina quanto estamos pelo nascimento da nossa filha”, disse a futura mamãe.
Uma equipe de vacinadores da Secretaria de Saúde do Município esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ananindeua, onde 16 pessoas com síndrome de Down que são atendidas pela instituição receberam a primeira dose do imunizante. Para Nadir Costa, de 62 anos, mãe de um dos atendidos pela Apae, a vacina representa a esperança, alegria e muita fé em Deus. “Hoje meu filho já recebeu pelo menos 50% da imunização e isso é uma alegria muito grande. Nós sempre tivemos um cuidado redobrado com ele, não saíamos para lugar nenhum. Hoje estamos realizando um sonho e com muita alegria no coração, pois sempre colocamos Deus na frente de tudo e eu acredito que tudo já deu certo e vai continuar dando certo para todos, pois todos precisam tomar vacina”, destacou.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, Ananindeua segue o recomendado no Plano Nacional de Imunização (PNI) e continua vacinando a população pertencente aos grupos prioritários. “A recomendação do prefeito, Doutor Daniel é para que não percamos nenhum dia sem vacinar o grupo prioritário se tiver vacina em estoque e assim temos feito, recebemos as doses e vacinamos os munícipes de Ananindeua imediatamente. Na medida em que o município recebe mais doses do Ministério da Saúde nós iniciamos a vacinação com um novo calendário. Importante destacar que continuamos esperando mais vacinas, pois só assim vamos conseguir vacinar o maior número de pessoas”, afirmou a titular da pasta de saúde do município de Ananindeua.
Para essa nova fase de vacinação, o município recebeu 8.875 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que a continuidade da campanha depende da disponibilidade de doses.
Critérios para vacinação em Ananindeua
A campanha de vacinação de Ananindeua está sendo realizada em 09 Igrejas distribuídas pelo município, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaderlândia e no posto Drive-Thru localizado na Unama BR 316, sempre das 08h às 13h. Para receber a primeira dose do imunizante é necessário apresentar o RG, CPF e comprovante de residência de Ananindeua, além do documento com comprovação da Comorbidade (exame laboratorial ou clínico, receita médica com até 3 mês de validade ou laudo médico com até 3 anos de validade). No caso das grávidas com comorbidades é necessário apresentar exame de sangue beta hCG (BhCG), já as puérperas também com comorbidades devem apresentar documento que comprove a condição de parturiente. (Ex: Documento da maternidade relacionado ao parto).
De acordo com dados parciais do portal da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, de janeiro até agora, 111.912 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19 em Ananindeua. Dados atualizados nesta quarta-feira (05). A Secretaria ressalta que este total poderá ser atualizado na medida que as fichas cadastrais são inseridas no sistema do RNDS.
Quinta-feira (06):
- Pessoas na faixa etárias de 54 com comorbidades;
- Grávidas com comorbidades de 18 anos ou mais;
- Puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades de 18 anos ou mais;
- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.
Locais de vacinação desta quarta-feira (05)
- Posto Drive-Thru: Unama BR 316
- Paróquia Cristo Rei - Guanabara
- Igreja Universal - Águas Lindas
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Júlia Seffer.
- Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial
- Paróquia São Vicente de Paulo - Paar
- Paróquia Santo Inácio de Loyola – Icuí
- Assembleia de Deus - Maguari
- Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2
- Paróquia Santa Paula Frassinetti - Cidade Nova 6
- UBS Jaderlândia