Notícias
Ananindeua é um dos primeiros municípios do Brasil a vacinar contra à Covid-19 na faixa etária dos 50 anos com comorbidades
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Na tarde desta quinta-feira (06), a Prefeitura de Ananindeua anunciou a continuação da sua campanha de vacinação contra a Covid-19 até o próximo sábado, dia 08. O novo cronograma mantém a necessidade de comprovar a comorbidade para quem está na faixa etária de 50 a 53 anos e define o município entre os primeiros do Brasil a vacinar sua população acima de 50 anos.
De acordo com o calendário divulgado para quem tem comorbidades, nesta sexta-feira (07) será a vez de quem tem 52 e 53 anos completos e no sábado (08) quem tem 50 e 51 anos completos. As grávidas e puérperas (45 dias após o parto) com idade acima de 18 anos permanecem no calendário, porém, não há mais necessidade de comprovar comorbidade. Está mantido ainda, a vacinação de quem tem síndrome de Down. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) destaca que a continuidade da campanha depende da disponibilidade de doses.
Por meio de uma rede social, o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel explicou como será realizado este novo calendário. “Após recebermos novas doses de vacina estamos antecipando o nosso calendário de vacinação e com isso até sábado, 06 de maio, nós vamos ter vacinado toda a nossa população de Ananindeua com idade acima de 50 anos com a primeira dose. Ainda vamos vacinar as grávidas e puérperas com idade acima de 18 anos, com ou sem comorbidades. Está chegando o dia das mães e com isso a gente vai fazendo com que a vacina chegue a todas as nossas futuras mamães e as puérperas. Eu sempre digo que um dia a mais que a vacina fica no nosso estoque é um dia a mais que a nossa população fica desprotegida e por isso estamos avançando com o nosso calendário”, disse o gestor.
Critérios para vacinação em Ananindeua
A campanha de vacinação de Ananindeua está sendo realizada em 09 Igrejas distribuídas pelo município, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaderlândia e no posto Drive-Thru localizado na Unama BR 316, sempre das 08h às 13h. Para receber a primeira dose do imunizante é necessário apresentar o RG, CPF e comprovante de residência de Ananindeua, além do documento com comprovação da Comorbidade (exame laboratorial ou clínico, receita médica com até 3 mês de validade ou laudo médico com até 3 anos de validade).
No caso das grávidas é necessário apresentar exame de sangue beta hCG (BhCG), já as puérperas devem apresentar documento que comprove a condição de parturiente. (Ex: Documento da maternidade relacionado ao parto).
Vacinação contra a covid-19 – Ananindeua
Calendário com Público Alvo:
Sexta-feira (07):
- Pessoas na faixa etárias de 52 a 53 anos com comorbidades;
- Grávidas com 18 anos ou mais;
- Puérperas (45 dias após o parto) com 18 anos ou mais;
- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.
Sábado (08):
- Pessoas na faixa etárias de 50 a 51 anos com comorbidades;
- Grávidas com 18 anos ou mais;
- Puérperas (45 dias após o parto) com 18 anos ou mais;
- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.
Horário: 08h às 13h
Locais:
1. Unama BR 316 – Posto Drive-thru
2. Paróquia Cristo Rei - Guanabara
3. Igreja Universal - Águas Lindas
4. Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Júlia Seffer.
5. Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial
6. Paróquia São Vicente de Paula - Paar
7. Paróquia Santo Inácio de Loyola – Icuí
8. Assembleia de Deus - Maguari
9. Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2
10. Paróquia Santa Paula Frassinetti - Cidade Nova 6
11. UBS Jaderlândia