Notícias
Prefeitura investe em cursos de qualificação para aumentar renda familiar
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
A Páscoa é uma boa oportunidade para fazer uma renda extra. Pensando nisso, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveram esta semana o Curso de Manipulação de Alimentos e Fabricação de Chocolates. A oficina contou com aulas teóricas (higiene e manuseio de alimentos) e práticas (confecção de produtos a base de chocolate.
Segundo o prefeito doutor Daniel, os cursos de qualificação profissional tem o objetivo de proporcionar oportunidades de geração de renda para as famílias. “Esses cursos de qualificação são uma das prioridades na nossa gestão. Por isso, temos investido cada vez mais em qualificação para jovens e adultos, fechando parcerias que proporcionem cursos diversificados para atingir todas as faixas etárias, assim, inserindo-os no mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo no nosso município. Pois sei que as pessoas só precisam de oportunidades e é o que estamos fazendo, dando oportunidades. Quero agradecer a parceria do SENAR que tem nos ajudado bastante neste projeto”, ressaltou o prefeito.
Dona Edielza de Nazaré, de 44 anos, já participou de três cursos oferecidos pela prefeitura e comentou como o que aprendeu tem ajudado na renda da família. “Esse é meu terceiro curso e tudo o que aprendi aqui estou fazendo em casa e vendendo. Agora o de doces veio só agregar, tenho certeza que vai ajudar mais na nossa renda”.
Já Clisiani da Silva, de 29 anos, mãe do Pietro de nove meses, contou suas dificuldades em participar do curso e a esperança de poder contribuir com a renda de sua casa. “Eu sempre quis fazer um curso como este, aprender manipular alimentos e fazer ovos de chocolate, mas nunca tive condições financeiras para pagar, então aproveitei, mesmo com muitas dificuldades, pois tinha que trazer ele todos os dias. Então me dividia entre o curso e meu filho, mas graças a Deus finalizei e sei que isso vai nos ajudar bastante. Quero fazer pra vender”.
O curso aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jaderlândia, entre os dias 4 a 8 de abril, e teve duração de 40 horas dedicadas ao preparo de chocolate e recheios, além de informações sobre embalagens e boas práticas de fabricação. E nesta sexta-feira (08) ocorreu a entrega dos certificados aos participantes que agora estão mais preparados para o mercado de trabalho, além de fazer doces para a família, aproveitando esta tradição da Páscoa.
“Só esse ano já fizemos cerca de 300 certificações e isso nos alegra muito, pois mostra que estamos contribuindo para a geração de renda das famílias e fazendo a diferença na vida delas. Agradeço ao prefeito por acreditar neste trabalho. Muito obrigada por todo apoio na área da Assistência Social ”, disse a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.