Notícias
Prefeitura beneficia ribeirinhos com ação integrada na Ilha de Ananindeua
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Mais de 100 moradores da Ilha João Pilatos, em Ananindeua, foram beneficiados nesta quinta-feira (07) com serviços de saúde e assistência social ofertados pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde (Sesau) e secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat).
A ação teve o objetivo de descentralizar os atendimentos para as ilhas de Ananindeua, sendo uma estratégia que visa ampliar a oferta de serviços para as comunidades mais distantes. A equipe da Sesau ofereceu consultas especializadas com médicos, enfermeiros, além de testes rápidos, vacinação do reforço da Covid-19 e Influenza, aferição de pressão arterial e orientação bucal.
A Gerente da UBS Curuçambá, Larissa Sena, explica que o principal objetivo dessas ações é proporcionar atendimento de qualidade para a população local: “A satisfação é grande, em podermos contribuir de forma significativa com a população ribeirinha, em que muitos deles têm dificuldades de se locomover até a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima”.
A dona de casa, Clause Silva, de 29 anos, aproveitou a ocasião para consultar o pequeno Vitor Gabriel, de 1 ano. “Passei a semana preocupada com ele, o Vítor teve febre, tá gripado e infelizmente não tive como levar ele até a cidade para se consultar. Então quando soube dessa ação, aproveitei para trazer ele. Obrigada, vocês não tem ideia como essa ação é importante pra gente. Obrigada, doutor Daniel”.
Já o seu Manoel Conceição, de 83 anos, garantiu sua dose reforço contra a Covid. “Sou imensamente grato por ter esses serviços aqui na nossa comunidade e assim não preciso ir na cidade para tomar o reforço da minha vacina. Pra gente, é muito difícil ir até às UBSs”, comentou o aposentado.
Teve também o pequeno Ian Gustavo Santos, de apenas 5 anos, que participou da ação para aprender a escovar os dentes. “Queria aprender a escovar meus dentes, eu não sabia, agora eu sei”, contou.
A equipe da Semcat, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Curuçambá, orientou a população sobre os serviços e programas socioassistenciais, e realizou uma roda de conversa sobre a conscientização do autismo.
“Desde o início da nossa gestão o prefeito doutor Daniel deixou bem claro o seu compromisso enquanto Prefeito de estar presente nas comunidades de Ananindeua, levando os serviços, para toda a população do nosso município. A Semcat tem feito muitas ações nas comunidades, estamos trabalhando para garantir a efetivação dos direitos sociais em nosso município”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.
Ivaneide Coelho, de 53 anos, parabenizou a iniciativa. “Gostei muito dos serviços, vim tirar algumas dúvidas que tinha sobre os programas oferecidos pela Semcat, obrigada. E obrigada por toda atenção e paciência”.
Na ocasião também houve o encerramento do curso Formação de Multiplicadores Rurais, realizado em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), através do Projeto Meninas da GEO.
“O projeto Meninas da GEO inclui 20 cursos, que vão desde tecnologia, como o manuseio de GPS, certificação ambiental, informática, econômica e marketing . A nossa intenção é atender o máximo de mulheres possíveis nas localidades onde os cursos estão sendo ministrados e que esse conhecimento seja multiplicado, ou seja, repassado para comunidade e assim gerar renda, qualidade de vida para a participante e sua família, pois com o conhecimento, elas podem identificar o potencial da comunidade onde elas estão inseridas e assim potencializa-los. Agradecemos essa parceria com a Prefeitura de Ananindeua e a nossa meta é expandir o máximo de cursos possível até o fim do ano”, disse Mauricio Campo, engenheiro agrônomo e coordenador setorial do projeto Empodera GEO/ IFPA- Castanhal.
Edilene Sousa, 31 anos, é agricultora e participou de todos os cursos de qualificação. “Participei de todos os cursos de qualificação que foram ofertados para nós. Agora estou no terceiro, isso é muito bom para aprendermos como podemos divulgar mais a nossa comunidade, nosso trabalho e aumentar a renda da família”, comentou.
A equipe das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Esporte Lazer e Juventude (Selj), Secretaria de Turismo do Pará, representantes do sindicato de guias turísticos do Pará, da rede hoteleira de Ananindeua e de transportes turísticos do município também estiveram no local para conversar com a população sobre projetos de fomentação da economia, do turismo, do esporte e cultura da região.
Mais ações voltadas para a Assistência Social.
As gestantes acompanhadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Distrito Industrial foram contempladas com o Kit Enxoval. A entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira, 07 de maio, e faz parte do Programa Criança Feliz (PCF).
O programa assegura o atendimento às mulheres grávidas e à primeira infância com crianças de 0 a 36 meses e crianças até 72 meses, beneficiárias do Benefício de prestação continuada - BPC.
Na ocasião, a enfermeira Cathleen Bastos, da Secretaria de Saúde do município, irá ministrar a palestra sobre “Aleitamento Materno e Cuidados com os Bebês”.