Notícias
Pessoas com 47 anos ou mais com comorbidades serão vacinadas contra a Covid-19 em Ananindeua
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Nesta quarta-feira (12), a prefeitura de Ananindeua amplia a vacinação contra a Covid-19 para quem tem 47 anos ou mais com comorbidades, e mantém o calendário para as puérperas com até 45 dias após o parto e para quem tem síndrime de Down. Durante a manhã desta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) cumpriu a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que por meio de Nota Técnica pediu suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes.
A Secretaria informou por meio de nota que “Aguarda uma nova recomendação da Anvisa para dar continuidade na vacinação em grávidas ou, o recebimento de novas doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan”. De acordo com o levantamento prévio da pasta, foram vacinadas 533 gestantes com a vacina Astrazeneca.
Para a secretária municipal de saúde de Ananindeua, Dayane Lima, é importante ressaltar que não há registro de reações adversas em nenhuma das pessoas vacinadas com a Astrazeneca no município. “Este é um momento que precisamos ter calma para conduzir da melhor maneira essa situação. Em Ananindeua não há registros de grávidas com reações adversas e estamos atentos a qualquer sintoma que seja relato”, garantiu. A Secretaria informa para as grávidas e seus familiares que os 11 postos de vacinação seguem como ponto de referência para comunicação de alguma reação adversa.
Calendário com Público Alvo:
Quarta-feira (12):
- Pessoas na faixa etárias de 47 anos com comorbidades;
- Puérperas (Até 45 dias após o parto) de 18 anos ou mais;
- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.
Horário: 08h às 13h
Locais:
1. Paróquia Cristo Rei - Guanabara
2. Igreja Universal - Águas Lindas
3. Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Júlia Seffer.
4. Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial
5. Paróquia São Vicente de Paula - Paar
6. Paróquia Santo Inácio de Loyola – Icuí
7. Assembleia de Deus - Maguari
8. Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2
9. Paróquia Santa Paula Frassinetti - Cidade Nova 6
10. UBS Jaderlândia
11. UNAMA BR 316 - Posto Drive-Thru
Importante:
- É necessário apresentar documento com comprovação da Comorbidade (exame laboratorial ou clínico, receita médica com até 3 mês de validade ou laudo médico com até 3 anos de validade).
- As puérperas devem apresentar documento que comprove a condição de parturiente. (Ex: Documento da maternidade relacionado ao parto).