Notícias
Servidores da Saúde vão utilizar o Prontuário Eletrônico Cidadão
Por Rosa Dias (SESAU)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- Sesau, promoverá todas as quartas-feiras a partir de hoje (16), até o final do ano, o treinamento do Sistema E-SUS da Atenção Básica, que utiliza o Prontuário Eletrônico Cidadão – PEC, para os profissionais da Rede de Saúde de Ananindeua. A capacitação está sendo coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesau.
Após o treinamento, os profissionais de saúde estarão capacitados para manusear o prontuário eletrônico, que utiliza um software para armazenar todas as informações clínicas e administrativas de cada paciente atendido nas Unidades Básicas de Saúde -UBSs de Ananindeua.
O sistema integra o Ananin SUS Digital , cujo objetivo principal é de informatizar todo o fluxo de atendimento do cidadão, usuário dos serviços de saúde no município.
O Prontuário Eletrônico Cidadão - PEC possibilita o cadastro dos pacientes, fazendo com que os médicos tenham acesso a todo o seu histórico para facilitar as consultas futuras, além de realizar o agendamento para exames específicos no momento da consulta. Sete UBSs do município já aderiram ao novo sistema. O prontuário deixa de ser físico, em papel, e oportuniza que toda a informação do paciente fique disponível no sistema, para que qualquer profissional de saúde que venha a atender esse paciente, disponha do seu histórico.
A primeira turma de profissionais iniciou o treinamento nesta quarta-feira (16), no laboratório de Informática da Estácio, no Shopping Metrópole. “Toda quarta-feira nós estaremos promovendo esse treinamento para uma nova turma, que tem como instrutora a enfermeira Camila França, assessora da Diretoria Técnica da Sesau, responsável pelo Sistema E-Sus. Ela demonstra como funciona a ferramenta e de que forma os profissionais devem utilizá-la”, informou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesau, Greycy Cunha, que recruta os servidores para a formação das turmas capacitadas.
Ela informou ainda que cada servidor interessado em participar da capacitação deve procurar o gerente de sua unidade de saúde para se candidatar.
Segundo a diretora técnica da Sesau, Samia Borges, o prontuário eletrônico cidadão será implantado em todas a Unidades de Saúde do município. “Esse sistema será implantado nas 62 unidades básicas e policlínicas. Estamos começando esse treinamento pelos servidores das unidades que já estão com o PEC em funcionamento. Chamamos os profissionais para cá a fim de treiná-los, com o passo-a-passo de preenchimento do prontuário eletrônico”, informou a representante da Sesau.
Para o Álvaro Alves, médico que atua na UBS Saré, o prontuário eletrônico vai agilizar o tempo de atendimento de cada paciente. “O prontuário não só agiliza o tempo da consulta como também organiza as informações desse paciente. Isso melhora o atendimento e como estamos começando agora nossa capacitação, vamos perceber essa melhoria no dia-a-dia. Em qualquer área é importante a modernização e utilização de plataformas que facilitam nosso serviço”, finalizou.
O novo sistema do Prontuário Eletrônico Cidadão integra o Ananin SUS Digital e tem um investimento de 4 milhões de reais, incluindo internet de fibra óptica, que vem sendo instalada nas unidades de saúde, novos computadores, impressoras, tabletes e capacitação dos servidores