Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua qualifica servidores da saúde para humanizar atendimento

14/03/2022 16h15
Por Rosa Dias (SESAU)


A prefeitura de Ananindeua, por meio da Escola de Governança Pública de Ananindeua, da Secretaria Municipal de Administração - Semad, em parceria com a Secretaria Municipal   de Saúde -Sesau, deu início nesta segunda-feira (14) ao curso de Atendimento e Acolhimento Humanizado na Saúde para servidores das cinco regiões do município com atuação nas UBS e Unidades de Emergência e Pronto Atendimento. 

Esse primeiro módulo do curso vai abordar o Programa Nacional de Humanização-PNH. Essa política existe desde 2003 e tem como meta efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão.

A cada dia uma nova turma será treinada com 50 servidores da saúde. A programação vai até 29 de abril, na Faculdade Estácio de Sá, no Shopping Metrópole. O curso está sendo ministrado pela enfermeira Renata Glaucia Lopes e pelo Mestre em Enfermagem José Jorge Galvão. Até o final de abril, a Sesau espera que 1.700 servidores tenham passado pela qualificação, entre técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, recepcionistas, auxiliares administrativos, agentes de portaria, vigias, técnicos de laboratório, agentes de serviços gerais, e agentes de saúde bucal.

A qualificação foi totalmente organizada pela Escola de Governança Pública de Ananindeua, A diretora geral da instituição informou que o treinamento vai explorar o entendimento real do que é acolher. “Vamos dar direcionamentos gerais sobre a Política Nacional da Humanização do SUS, quanto aos seus princípios e desafios.  Esse treinamento possui um viés voltado ao papel do profissional no SUS sob uma perspectiva ética e da cultura do cuidado e do bem-estar. Esses profissionais aprenderão ferramentas para o acolhimento humanizado; e desenho e redesenho do acolhimento no local de trabalho”, informou. 

O secretário Municipal de Administração, Thiago Freitas Matos, reforça os ganhos que o treinamento vai provocar. “A administração do Dr. Daniel acredita na valorização do servidor municipal e que esse tipo de capacitação muda, transforma a gestão. Ela vai fazer com que a gente atenda melhor o cidadão que procura uma unidade de saúde e quem ganha é esse cidadão que é melhor atendido”, avaliou.  

A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima e a diretora técnica da Sesau, Sâmia Borges, participaram da abertura do treinamento da primeira turma. Para a titular da Sesau, o município prioriza assim a capacitação de servidores da área da saúde. “Estamos numa gestão diferente, pois nosso prefeito quer que a população seja atendida com qualidade e é nossa preocupação qualificar nossos profissionais, pois o que estamos recebendo aqui é conhecimento que vem beneficiar cada um de nossos servidores”, declarou.

Uma das participantes do treinamento, a Agente de Saúde, Elisiane Estumano, que há seis anos desenvolve suas atividades na UBS Jardim Amazônia,  avaliou positivamente a ação. “Acho extremamente válido esse momento para sermos ouvidos e adquirirmos esse conhecimento a fim de que cada profissional entenda seu papel dentro do sistema e se sinta responsável”, reforçou.