Notícias
Castramóvel encerrou ação na Cidade Nova VI
Por Rosa Dias (SESAU)
Encerrou na última quinta-feira (10), mais uma edição do Castramóvel da Prefeitura de Ananindeua. O serviço foi ofertado durante quatro dias na Cidade Nova VI, no Instituto Fênix Família. Segundo a Coordenadora do Programa, Rose Soares, essa edição foi uma das mais procuradas. “Foi um Castramóvel muito solicitado pela população da Cidade Nova Seis. Nós tivemos uma procura muito grande durante o período de realização da ação, tanto que a quantidade de inscrições de cães e gatos foi superior à nossa meta, que era de 60 gatos e 40 cachorros, sendo que os animais excedentes foram encaminhados para realizar a castração posteriormente. Nosso trabalho foi muito proveitoso”, avaliou.
Nos dois primeiros dias que antecedem a castração, os cães e gatos são cadastrados e passam por avaliação médica e realizaram exames de sangue. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) realiza a ação itinerante com o objetivo de evitar o abandono e garantir a saúde não somente dos animais, mas também da população e, principalmente, levar o serviço para quem não tem condições de pagar por um procedimento particular.
O Castramóvel já realizou ação nos bairros: Cidade Nova VI, Águas Brancas, Curucambá, Guajará, Júlia Seffer, Guanabara, Distrito Industrial, PAAR, 40 horas e Aurá. O Castramóvel de Ananindeua é um trailer equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município, mas há critérios para a castração como: os tutores dos pets devem ser moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel, os animais devem estar saudáveis e com idade entre 07 meses a 03 anos de vida, o animal deve estar em jejum hídrico de 06 horas e sólido de 12 horas para o procedimento cirúrgico. Em caso de cio o animal não poderá ser castrado e em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes.