Notícias
Saúde de Ananindeua avança na implantação do Prontuário Eletrônico
Por Ivana Barreto (PREFEITURA)
Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) passou a integrar o programa Ananin SUS Digital, novo sistema de Prontuário Eletrônico. A UBS Nova Zelândia, no bairro do Coqueiro, iniciou o atendimento com o sistema informatizado na manhã deste sábado, 05, tornando-se a sexta unidade a receber o programa. O prefeito Dr. Daniel Santos, o vice Erick Monteiro e a secretária municipal de saúde, Dayane Lima, estiverem acompanhando o início do atendimento na unidade.
"A modernidade está chegando ao município de Ananindeua, e esse programa serve para modernizar todo o nosso sistema de saúde para que o usuário saia de sua consulta com a data e o local de próximo atendimento especialista. Quando o paciente tem acesso aos médicos especialistas, ele tem a sua saúde mais preservada e isso é muito importante para nós gestores, cuidar da saúde da população", enfatizou o vice-prefeito Erick Monteiro.
O novo sistema de Prontuário Eletrônico é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e é um programa que cadastra os pacientes, fazendo com que os médicos tenham acesso a todo o seu histórico para facilitar as consultas futuras, além de realizar o agendamento para exames específicos no momento da consulta.
"Fiquei muito feliz em ter esse sistema que facilita agora as nossas consultas, atendimentos. Eu tive um atendimento rápido para agendar com um especialista, e nossa comunidade precisa muito desse olhar diferenciado na área da saúde, trazendo melhorias para todos", comentou a paciente Ana Lúcia Sampaio.
O Ananin SUS Digital tem um investimento de 4 milhões de reais, que inclui internet de fibra óptica, que vem sendo instalado nas unidades de saúde, novos computadores, impressoras, tabletes e capacitação dos servidores. Oferencendo também, agilidade aos pacientes durante os atendimentos, praticidade aos servidores e economia de papel, já que todo o sistema eletrônico interligará todas as unidades básicas de saúde e de Pronto atendimento do município.
Deise Farias, enfermeira e que trabalha há sete anos na UBS, comentou sobre a facilidade que o novo sistema oferece aos servidores.
"Primeiramente, o novo sistema oferece praticidade, antes utilizávamos o prontuário físico, tinha que escrever e muitas vezes rasgava, e hoje já é algo mais prático. Atende o paciente, registra todo o histórico dele, solicita exames, médicos especialistas e ele já sai com tudo agendado. O prontuário eletrônico nos permite isso e o físico não tinha toda essa facilidade. O sistema está trazendo muitos benefícios tanto para nós, servidores, quanto para o próprio usuário que vem buscar atendimento".
As UBSs dos bairros Saré, Cidade Nova IV, Ananindeua Centro, Icuí-Guajará, Águas Brancas já iniciaram os atendimentos com o novo sistema de prontuário eletrônico e ainda esta semana, mais uma Unidade passará a integrar o programa.