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Professores da EMEF Amélia Reis participam de Formação Continuada de jogos educativos
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê nas unidades temáticas brincadeiras e jogos com instrumentos de aprendizagem dos estudantes. Os professores e coordenadores pedagógicos da Escola Municipal Amélia Reis, no centro, participaram de Formação Continuada voltada para a produção de Jogos e materiais educativos.
O objetivo é estimular e favorecer o aprendizado dos alunos e o processo de socialização, além de contribuir na construção de personalidade. As brincadeiras mobilizam esquemas mentais, raciocínio lógico, memória, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço e coordenação motora.
Quem comemorou muito a Formação Continuada, foi a pedagoga Orlandina Amaral. "Nós gostamos muito dessa formação inicial, pois sentimos a necessidade de termos um acervo de jogos educativos. Muitos dos jogos criados foram designados para crianças e Pessoas com Deficiência (PcD), uma vez que nossa escola é referência. Nossas professoras precisam muito desse tipo de aporte pedagógico, pois eles ajudam muito na concentração das crianças", desse.
Foram desenvolvidos diversos jogos, os matemáticos para desenvolver a habilidade de contagem das quantidade e os de iniciação à leitura com alfabetos móveis. Para a confecção dos instrumentos lúdicos, a escola utilizou diversos materiais reutilizáveis como: tampas de garrafas pet e papel.
A pedagoga e Especialista em Psicologia Educacional, Gilcilêda Pedroso, explicou que ao iniciar o ano letivo, a coordenação fez sondagem e percebeu a necessidade de focar na alfabetização de língua portuguesa e matemática. “A criança aprende e adquire novos conhecimentos e habilidades através do lúdico. A coordenação pedagógica sugeriu que fizéssemos através de jogos educativos. Visto que, é uma metodologia eficaz para todas as crianças, com ou sem deficiência. Por meio do lúdico, o cérebro infantil constrói muito mais conexões sinápticas dos alunos e, também, trabalham a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática”, explicou a especialista.
Na tabela do alfabeto, por exemplo, o aluno recebe tampas de garrafa, contendo as letras soltas e precisa encaixar no alfabeto de maneira correta, observando as letras e a ordem, esse jogo tem como objetivo trabalhar a coordenação motora fina - músculos localizados principalmente nas mãos e pés, e a ordem alfabética e alfabeto.
Brincar na primeira infância - A brincadeira faz parte do universo das crianças, através deste momento é desenvolvido a socialização e a interação entre os indivíduos. O conhecimento do mundo de sensações, textura e sabores, a aprendizagem ocorre de todas as formas, é uma mudança na forma de sentir, pensar ou agir que seja duradoura.