Notícias
Bairro do Curuçambá ganhará uma nova creche
No bairro a Semed possui 5 unidades: duas creches e três escolas
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assinou a Ordem de Serviço para a construção da Unidade de Educação Infantil Beira Rio, no Curuçambá. O ato ocorreu nesta segunda-feira (03), com a implantação da pedra fundamental, com jornais do dia, um Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e uma cópia do documento assinado.
“Como é que os pais vão sair para trabalhar e não tem um local para deixar seus filhos, para serem bem cuidados, ter uma boa alimentação? Para que possamos dar condições a cada uma de vocês de acessarem ao mercado de trabalho, para que possam sair ganhar e dinheiro para sustentar a família, é importantíssimo que nós aumentemos o número de vagas em creches no município”, explicou o prefeito de Ananindeua, Dr Daniel Santos.
A nova unidade educacional terá capacidade para atender até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em período integral. Creche - para crianças de 0 até 3 anos e 11 meses de idade e na Pré-escola para crianças de 4 até 5 anos de idade. Lúcia Fernandes, 30 anos, mãe de 3 filhos e está grávida de 8 meses, explicou que a nova creche, que já era um desejo antigo dos pais, vai ajudar nos cuidados às crianças no desenvolvimento pedagógico. “Essa obra vai ser maravilhosa, vai ser boa para o bairro, agora vamos ter um local perto de casa para deixar nossos filhos, pra gente trabalhar mais tranquila. Esse era um desejo de todas as mães aqui do entorno”, disse a mãe.
O vice-prefeito de Ananindeua, Erick Monteiro, destacou a importância de estar dentro da comunidade. “Nós temos que contribuir com o que contribui com a gente: a gestão do Dr Daniel, que hoje está resgatando a autoestima do povo de Ananindeua em acreditar na política. E é devido a esse dia a dia juntos com as comunidades”, disse. A nova unidade educacional tem prazo de obra de 12 meses, serão investido cerca de R$ 2,5 milhões de recursos próprios e será em dois blocos: salas de aula, espaço de convivência, fraldário, lactário, sanitário para Pessoa com Deficiência (PcP) e sala multiuso.
Segundo a dona Luziane Silva, mãe do pequeno Levi de cinco meses, a creche trará mais benefícios para a comunidade, pois proporciona autonomia para mães que, assim como ela, trabalham fora e precisam pagar alguém para cuidar de seus filhos. "Considero de extrema importância, não só pra mim, mas para todas as mães da comunidade do Beira Rio. Mas agora vamos poder contar com mais uma creche para nossas crianças. Estamos sempre buscando melhorias e agora veio”, comemorou Luziane.
A secretária de Educação, professora Leila Freire, explicou que "no residencial Beira Rio 60% das vagas são destinadas para moradores com deficiência (PcD), então, esta unidade vai ter um olhar diferenciado, para que possamos fazer esse atendimento. Uma Ananindeua melhor começa pela educação!”, disse a secretária. No bairro do Curuçambá, a Secretaria Municipal de Educação possui 5 escolas, sendo duas Unidade de Educação Infantil e três Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Na ocasião, participaram da cerimônia vereadores do município e autoridades do bairro.