Notícias
Alunos da Escola Amélia Reis comemoram o carnaval
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
"Gostei de brincar, das brincadeiras, me divertir. Gostei muito!", disse o aluno do 2°, Arthur Souza, 8 anos. Com confete, purpurina, máscara e distanciamento que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amélia Reis, no centro, celebrou o Carnaval, nesta sexta (25), promovendo um ambiente seguro e alegre para as crianças.
Com o tema “Sua máscara é sua melhor fantasia. Use, Proteja você e a quem você ama", a EMEF Amélia Reis realizou o baile de carnaval para os cerca de 260 estudantes. A programação de Carnaval iniciou na quinta-feira (24), e termina nesta sexta-feira, 25.
Segundo a aluna do 5° Ano B, Rebeca Cristina, os festejos carnavalescos fazem parte da cultura do país e se aprende através das comemorações. “É muito importante este momento na nossa escola, porque o carnaval faz parte da nossa história, nós aprendemos brincando, e é alegria e felicidade é diversão em todas idades, viva o Carnaval”, contou. A atividade recreativa tem como objetivo reconhecer a manifestação cultural dentro do contexto social e, foi pensado, para incentivar a utilização da máscara, principalmente, nesse momento de festa carnavalesca. Foram realizadas brincadeiras, customização de máscaras descartáveis e foi proporcionado lanche diferenciado hotdog e suco.
A gestora, Joaceli Vitelli Valente, falou que essa foi a primeira programação realizada no ano letivo de 2022, pela escola, pois a maioria dos alunos já estão com a primeira dose, o para afirmar a utilização do uso de máscaras.
“O nosso carnaval foi para incentivar as crianças e os responsáveis a importância da utilização da máscara mesmo nesse momento de festas. Então é uma forma de incentivar a questão da vacinação, do uso de máscara da prevenção que ainda é tão necessário nesse momento pandêmico”. Pontuou a gestora
Histórico - O Carnaval é uma festa popular anual que acontece nos três dias antes da Quaresma, o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, em que os católicos se preparam para celebrar a ressurreição de Cristo, e que termina na quarta-feira de cinzas.
Não há uma versão definitiva sobre o carnaval, mas acredita-se que surgiu durante a idade média, com os bailes de máscaras que eram realizados nos palácios das cortes europeias, no Brasil, foi introduzido pelos colonizadores, durante o período colonial, e ao longo dos séculos tornou-se a maior festa popular do país, ganhou novos ritmos, como o samba e frevo.
Com informações de Milene Barros