Notícias
Famílias quilombolas recebem o projeto CRAS na Comunidade
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesta sexta-feira o projeto CRAS na Comunidade com as famílias quilombolas, localizado no bairro do Aurá. A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin levou serviços aos membros da comunidade, com atenção especial para as crianças.
Durante a ação, foram oferecidos cadastramento em programas (Criança Feliz, Auxilio Brasil, entre outros), oficina de capoterapia e funcional. Elizandra Soares, mãe do Carlos André de 1 ano, aproveitou a ação para inscrever o filho no Programa Criança Feliz (PCF). “Foi muito bom ter essa ação aqui, pertinho da gente, porque assim a gente não precisa ir pra longe”, disse.
Maria Dolores, mãe do Railysom de 1 ano, foi buscar informações de como se inscrever no Cadastro Único e no PCF. “É maravilhoso ter esse serviços aqui na comunidade, pois assim não precisamos ir para o centro de Ananindeua, já me inscrevi no programa e agora vou fazer meu cadastro no CADÚnico”.
A ação contou com uma roda de conversa sobre a prevenção à gravidez na adolescência, a psicóloga Maria da Graças, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) II, foi quem conduziu a atividade. “Segundo os índices de pesquisa, ainda é muito grande a quantidade de adolescentes que têm engravidado. Então nessa ação a gente vem conscientizar sobre a importância de uma relação sexual segura, os riscos que uma gravidez precoce pode causas na vida desses adolescentes, e outros assuntos relacionados a essa temática, por isso convocamos não apenas os adolescentes, mas a família como um todo para que sejam multiplicadores e que possam ajudar a diminuir o índice de gravidez na adolescência", ressaltou a psicóloga.
As crianças da comunidade tiveram uma atenção especial com o Bailinho de Carnaval, que contou com pintura artística, brincadeiras e muita diversão. O pequeno Marcos Bezerra, de 5 anos, chegou cedo e bastante animado para brincar. “Tô muito feliz. Gosto muito de brincar e do bailinho”.
Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, a equipe do CRAS Estrela Ananin promove durante todo ano programações especiais na comunidade e realiza acompanhamento com as famílias quilombolas.