Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura trabalha sobre prevenção da gravidez na adolescência em Ananindeua

25/02/2022 14h33
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Dentro da campanha “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), está realizando uma série de ações alusivos ao tema durante o mês de fevereiro. Nesta quinta-feira (24), as atividades foram realizadas com os estudantes das escolas municipais Brasileirinho e Laércio Wilson Barbalho, sob a direção dos Centros de Referência de Assistente Social (CRAS) 40 Horas e Curuçambá, respectivamente.

O bate-papo com os estudantes foi comandado por assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos, que falaram sobre sexualidade, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos que envolvem o tema da prevenção à gravidez na adolescência.  “Neste mês estamos dialogando diretamente com o público adolescente e com suas famílias.  O nosso foco é ouvir os adolescentes sobre os seus anseios, dúvidas, medos e preocupações, para que possam ser acolhidos e orientados com conteúdos que sejam capazes de gerar autocuidado e autoestima. E para isso, são essenciais o envolvimento da sociedade, e um olhar atento para a família”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

A enfermeira Thayres Braga, da Unidade Básica de Saúde Roraima Amapá, localizada no bairro Curuçambá, enfatizou a importância de tratar sobre esse assunto nas escolas. “Além das ações diárias de prevenção que acontecem nas unidades de saúde do município, é de extrema importância levar o assunto para dentro das salas de aula, pois é onde estão concentrados o maior número de adolescentes e se engravidam, a primeira coisa é deixar de estudar, infelizmente. Então estamos aqui para falar sobre a importância de um planejamento familiar, orientação sexual, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis para que eles possam ter uma relação segura e saudável”, explicou a enfermeira.

Ana Luiza, de 14 anos, foi uma das participantes e recordou de algumas colegas que engravidaram por falta de orientação. “Esta ação é muito importante para termos consciência dos riscos que corremos durante uma relação sexual sem proteção. Conheço algumas meninas da mesma idade que eu e que hoje estão grávidas por falta de orientação. Então é muito importante abordar esse tema”. 

Já na família do Arthur de Sousa, de 12 anos, algumas de suas primas adolescentes engravidaram e abandonaram os estudos. “Estudar é difícil, cuidar de uma criança é pior, por isso algumas primas minhas que engravidaram quando eram adolescentes, com 13 anos, acabaram abandonando a sala de aula. Tudo tem seu tempo.”

No CRAS Curuçambá, a roda de conversa contou com a presença dos adolescentes waraos que vivem no município, José Henrique, de 13 anos, foi um deles. “è sempre muito importante falar sobre sexualidade, sabermos como nos prevenir para não nos arrependermos no futuro, com Norberto falou: tudo tem seu tempo e não podemos pular etapas”. A temática segue acontecendo em todos CRAS de Ananindeua, através de palestras e orientação com assistentes sociais e psicólogos.