Notícias
Ananindeua começa a realizar o sonho de ter o primeiro Hospital Municipal
Prefeitura recebeu as chaves do prédio que vai abrigar o HMA
Por Jackie Carrera (PREFEITURA)
Nesta quinta-feira, 24, Ananindeua deu um passo importante para a Saúde no município, quando o prefeito Dr. Daniel, o vice-Prefeito Erick Monteiro e a Secretaria de saúde, Dayane Lima, receberam as chaves do antigo Hospital Camilo Salgado. Um ato simbólico que oficializa a aquisição do prédio, que vai abrigar o primeiro Hospital Público de Ananindeua.
Para o Prefeito Dr. Daniel Santos, essa é uma grande conquista na busca de um atendimento de qualidade à população de Ananindeua. “Teremos o nosso tão sonhado hospital público. Com isso estamos honrando um dos nossos grandes compromissos de campanha com a população, e em breve iremos atender e dar suporte para um dos nossos principais gargalos que são as nossas Unidades de Pronto Atendimento”, declarou.
Fase de Readequação
Apesar da entrega das chaves, o novo equipamento público da rede municipal de saúde precisa passar por uma série de mudanças para entrar em funcionamento. O repasse oficial do prédio é uma das etapas do processo de aquisição do espaço, que iniciou no ano passado. Em outubro, por meio de Decreto (Nº 316, de 19 de outubro de 2021), o prédio foi declarado como “Bem de Utilidade Pública” para fins de desapropriação, com indenização de benfeitorias.
A cerimônia contou ainda com a ministração da benção do local pelo Padre Ivan Conceição, pároco da Igreja do Amparo, da Cidade Nova 8. "Estamos abençoando esse lugar onde as pessoas vão cuidar de outras pessoas de maneira humanizada", declarou o sacerdote.
“As principais razões para que ele fosse escolhido foram as instalações do espaço onde já funcionava um hospital, a sua boa localização e o potencial do prédio para se tornar um Hospital de grande porte. Tendo em vista também a necessidade urgente de o município ter finalmente o seu primeiro hospital público e ampliar sua oferta de leitos à população”, disse o prefeito Dr. Daniel.
O hospital fica localizado na avenida Mário Covas com a rua Hélio Gueiros. O prédio deve passar por adequações de ordem estrutural e técnica para atender às exigências de um hospital que agora será público, ou seja, que irá atender toda a rede municipal. Ele terá um perfil de grande porte com a instalação, a priori, de 100 leitos e atendendo especialidade de clínica geral, cirurgia geral e UTI.
Sueli Lemos, moradora do bairro Jardim América há 24 anos, disse que a comunidade recebeu com alegria a notícia de ter um hospital municipal. "Isso é maravilhoso e vai facilitar a vida de todo mundo aqui. Venho sempre na Unidade do Coqueiro e com esse hospital a comunidade vai gostar quando ele começar a funcionar. Todo mundo já está comentando no bairro essa novidade", informou.
“A entrega das chaves é mais um passo conquistado desde que iniciamos o processo de desapropriação, onde fizemos levantamentos técnicos por meio das secretarias de obras e de saúde. Ganhamos tempo desapropriando um prédio que já existia, mas precisamos transformá-lo para atender da melhor forma a nossa população”, reiterou o vice prefeito, Erick Monteiro.
De acordo com Dayane Lima, Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), a necessidade de um Hospital Público para o município era evidente, “uma vez que são inúmeras as demandas para consultas, internações em leitos, UTI’s e demais serviços médicos especializados”. Após o recebimento das chaves, a prefeitura seguirá para o processo de reforma e adaptação do prédio. O projeto está sendo elaborado pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan). Com a sua conclusão, seguirá o processo licitatório para o início das obras.