Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura emite carteira de saúde para batedores de Açaí

22/02/2022 18h05
Por Rosa Dias (SESAU)

Vinte batedores de açaí receberam hoje (22) suas carteiras de saúde, emitidas na Unidade Básica de Saúde Ananindeua Centro. Eles integram o grupo que passa por treinamento prático e teórico na Casa do Açaí. Segundo a gerente de produção da unidade, Nazaré Oliveira, a ação junto aos profissionais é fundamental pois estes lidam com alimento diariamente. “Como eles manipulam o açaí é preciso ter esse cuidado, eles precisam estar bem de saúde e por isso realizamos esse atendimento hoje junto aos batedores da Casa do Açaí”, declarou.  

Para o batedor de açaí Silvano Ferreira, que manipula o produto há 24 anos, essa foi uma oportunidade valiosa de prevenção a diversas doenças. “A ação em parceria com a UBS dá mais facilidade de realizar os exames que precisamos para emissão da nossa carteira de saúde”, revelou. Os batedores de açaí, além de passarem por avaliação médica, realizaram testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Eles participaram ainda de uma palestra, proferida pela enfermeira da unidade, Livia Aquino, abordando a biossegurança, manipulação correta de alimentos, a doença de Chagas e seu transmissor e possíveis contaminações.

Casa do Açaí

É um espaço onde os produtores e batedores de açaí são qualificados para as boas práticas na manipulação do produto. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O espaço foi entregue à população de Ananindeua no final do ano passado e congrega cerca de 30 batedores de açaí.