Notícias
Fevereiro Roxo promove ação educativa para internos do sistema penal
Por Rosa Dias (SESAU)
A Campanha Nacional Fevereiro Roxo, realizada em Ananindeua pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desde o início do mês, promoveu uma ação educativa nesta segunda-feira (21), na Central de Triagem Metropolitana II para vinte internos da unidade. A campanha foi criada em 2014 e visa conscientizar e prevenir doenças como Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, consideradas crônicas e incuráveis, mas que possuem tratamento, desde que sejam previamente diagnosticadas.
Para a Coordenadora de Saúde Prisional da Sesau, Mirian Rodrigues, é importante que os internos do CTM II conheçam os sintomas de cada uma dessas doenças, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, exames e tratamento. “Temos a responsabilidade de trabalhar a prevenção e a promoção em saúde nas unidades prisionais e além dessas campanhas de orientação realizamos vacinação, entre outras ações, utilizando o calendário proposto pelo Ministério da Saúde”, disse.
Segundo ela, todo o trabalho é realizado em parceria com outros entes públicos. “Trabalhamos em parceria com o governo do Estado, uma vez que a custódia dos privados de liberdade é estadual”, esclareceu. A ação na CTM II constou de palestra, roda de conversa e dinâmicas com os internos para socializar o conhecimento sobre as doenças e tratamentos adequados.
A diretora da CTM II, Kélvia Araújo, avaliou positivamente a programação. “Como muitos não tinham acesso a essas informações, eles gostaram muito da dinâmica e até porque dos vinte internos que participaram, boa parte são idosos e desconheciam esses esclarecimentos. Eles agradeceram muito pela oportunidade”, declarou a diretora.
A campanha Fevereiro Roxo vai realizar ainda ação em duas unidades prisionais. Confira o cronograma abaixo:
Dia 23/02 – Central de Triagem da Cidade Nova (CTCN)
Dia 25/02 – Centro de Recuperação Feminino(CRF).