Notícias
Prefeitura promove ação para lembrar a importância em debater a temática da gravidez na adolescência
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesta terça-feira (22) uma palestra com o tema "Riscos e Consequências da Gestação Precoce" com os alunos da Escola Municipal João Paulo II. O evento aconteceu no mês em que é celebrada a “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência” (1 até 8 de fevereiro), e foi coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Complexo da Cidade Nova VI.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2020, de todas as mulheres grávidas no Pará, 21,97% eram adolescentes. Já em 2021, esse percentual foi 21,8%. Pensando em diminuir esse percentual, as assistentes sociais do CRAS falaram de forma lúdica e objetiva, a importância dos cuidados com a saúde dos jovens e métodos contraceptivos.
“O nosso papel, para com os adolescentes de nosso município, é de abrir os olhos. É fazer com que eles entendam como evitar determinadas situações, que pela falta de experiência de vida pode trazer uma série de transtornos para o dia a dia deles. É, sobretudo, fazer com que enxerguem melhor essa fase da vida e o quanto ela pode ser produtiva e promissora”, ressaltou a assistente social, Cleide Vale. Ela também frisou o papel dos alunos do sexo masculino na questão. “Quando falo de adolescentes, digo em geral, tanto os meninos, quanto as meninas, pois a responsabilidade é mútua, não só para as meninas, as consequências devem ser iguais”, finalizou Cleide.
A adolescente Ana Carolina, de 13 anos, lembrou da história de sua mãe e falou da importância de ter palestras sobre gravidez precoce. “Minha mãe engravidou na adolescência, e foi muito difícil pra ela, pois assim que meu irmão nasceu ela entrou em depressão. Então é muito importante ter palestras como essa para que possamos saber como nos prevenir e os riscos que corremos ao engravidar. Esse é um assunto muito sério”, disse a estudante.
Até o fim deste mês de fevereiro, a Semcat irá promover mais ações de conscientização sobre a Prevenção à Gravidez na Adolescência.