Notícias
UBS Vânia Monteiro da Cidade Nova IV passa a integrar o Ananin SUS Digital
Por Rosa Dias (SESAU)
A Prefeitura de Ananindeua implantou nesta segunda-feira (21) o sistema de prontuário eletrônico, que integra o programa Ananin SUS Digital, desta vez na UBS Vânia Monteiro, na Cidade Nova IV, a quinta unidade de saúde do município a ser beneficiada com o sistema informatizado. O prefeito Dr. Daniel Santos e a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, acompanharam in loco para garantir o início da utilização do prontuário eletrônico.
O ambulante de 62 anos, Roberto Santos de Paula, foi o primeiro paciente a ser atendido pelo novo sistema. Segundo ele, tudo que vem para agilizar o atendimento público é bem vindo. "Não gosto de vir ao médico, mas se essa informatização vai agilizar as coisas, eu gosto da ideia, pelo menos a gente não fica esperando tanto né?", avaliou.
Rodrigo Lima, médico que realizou o atendimento de Roberto Santos, também fez sua avaliação do prontuário eletrônico. "O sistema é bem intuitivo e não tem muita complexidade. Com certeza, é um sistema que veio para mudar a cara do SUS. Estamos no início, aprendendo ainda, mas na medida em que você vai usando, já começa a agilizar o atendimento", revelou o médico.
A UBS Vânia Monteiro, na Cidade Nova IV, teve recentemente sua estrutura predial totalmente revitalizada com completa adequação dos ambientes para oferecer mais acessibilidade no atendimento das pessoas com deficiência (PCD). A entrega da revitalização ocorreu no início deste mês de fevereiro.
A unidade funciona há mais de 40 anos, e atende mais de 18 mil pessoas por ano. Com a informatização do atendimento, o paciente passa a ter um prontuário que poderá ser acessado por qualquer outro profissional num atendimento posterior. Além disso, o usuário sai da unidade com os exames especializados totalmente agendados, facilitando ainda mais a vida de quem depende do sistema público.
O programa Ananin SUS Digital totaliza um investimento de 4 milhões de reais pela Prefeitura de Ananindeua e prevê um sistema de internet de fibra óptica, aquisição de novos equipamentos, como computadores, impressoras e tabletes, assim como capacitação de servidores.