Notícias
Ananindeua realiza o projeto CRAS na Comunidade com a descentralização dos serviços
A ilha do Curuçambá foi o primeiro local a receber o projeto este ano
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Para garantir o atendimento da população, que vive distante dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua, evitando aglomerações e filas extensas nos polos oficiais, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), descentralizou os serviços especializados da pasta através do projeto "CRAS na Comunidade". E o primeiro alvo desse trabalho foi a população ribeirinha da Ilha de João Pilatos, bairro do Curuçambá.
Nesta sexta-feira (18), a equipe do CRAS Curuçambá se deslocou à comunidade João Pilatos para levar às famílias ribeirinhas serviços de orientação sobre os benefícios sociais, recadastramento e atualização do Número de Inscrição Social (NIS), inclusão do Programa Criança Feliz (PCF), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e inscrição e atualização no Cadastro Único, entre outros.
“Com a oferta dos serviços na comunidade, estamos garantindo inclusão social e promoção dos nossos projetos para a população que por vezes tem dificuldade de procurar os serviços na área urbana por viverem distantes e, em alguns casos, sem meios de locomoção ”, destacou a secretária da Semcat, Marisa Lima.
Durante a iniciativa, técnicos e educadores sociais do serviço de convivência realizaram oficinas com as crianças e adolescentes enquanto os seus responsáveis estavam sendo atendidos. Elizangela Souza, moradora de João Pilados, aprovou a iniciativa da Semcat. “É muito bom poder contar com os serviços do CRAS aqui na comunidade da ilha, porque pra nós ribeirinhos é complicado nosso deslocamento até o centro de Ananindeua para receber os serviços. Só temos que agradecer”, comentou.
As famílias da comunidade também puderam participar do curso sobre “Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino”, com carga horária de 20h, ministrado pelas Meninas da GEO entre os dias 17 e 18 de fevereiro. “O nosso objetivo com o curso é despertar nas mulheres o interesse pela temática do empoderamento feminino e que elas se fortaleçam como mulheres e como sociedade ativa. Espero que as sementes que estão sendo plantadas aqui possam dar bons frutos”, disse a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Eleci Silva.
Edilene Souza foi uma das participantes e comemorou a vinda do curso para a João Pilatos. “Esse curso foi muito importante não só pra mim, mas para muitas meninas, pois fez com que pudéssemos abrir nossa mente sobre coisas que sim podemos fazer. Eu trabalho na feira do centro de Ananindeua e muitas vezes já tentaram me diminuir por ser mulher e ribeirinha, mas eu não deixo me abater, porque eu sei que sou relevante para a sociedade, independente de onde eu more ou qual o meu sexo”, comentou Edilene.
Serviço:
CRAS DANIEL REIS - Rua do Sol, Nº 07, Estrada do Maguari, bairro Centro
CRAS COMPLEXO CIDADE NOVA VI - Conjunto Cidade Nova VI, entre WE 84 e WE 87, bairro Coqueiro.
CRAS ESTRELA ANANIN - Rua 14, n° 57 Conjunto Júlia Seffer, bairro Águas Lindas.
CRAS SANTANA DO AURÁ - Rua São Jorge, s/n esquina com a Rua Santo Antonio, bairro Águas Lindas.
CRAS UIRAPURU - Estrada de Santa Fé, Conjunto Uirapuru, WE 22, Quadra 24 s/n, bairro Icuí Guajará.
CRAS JADERLÂNDIA - Passagem Bom Jesus, nº 2000, bairro Atalaia.
CRAS GUANABARA - Rua Oséias Silva, nº. 767 (em frente a Escola Machado de Assis), bairro Guanabara.
CRAS CURUÇAMBÁ - Estrada do Curuçambá, Conj, Roraima Amapá, Rua Ferreira Gomes, s/n, bairro Curuçambá.
CRAS 40 HORAS - Rua Santa Clara, nº 14, bairro 40 horas.
CRAS DISTRITO INDUSTRIAL - Rua Manoel de Souza, Nº 4, bairro Distrito Industrial.