Notícias
Ananindeua avança na vacinação contra a Covid-19
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Ananindeua avança nesta quarta-feira (26), e inicia a imunização de pessoas com 18 anos completos ou mais com comorbidades ou deficiência permanente, além dos professores do ensino infantil da rede privada. A prefeitura dividiu os locais de vacinação para que não haja aglomerações, deixando as 09 Igrejas distribuídas pelo município e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaderlândia para atender apenas quem está na faixa etária e está apto aos critérios definidos para os grupos de prioridades. Já os profissionais da educação tem um posto específico no auditório da secretaria municipal de educação. O horário é o mesmo, sempre das 08h às 13h.
O Conselho Municipal de Educação dos profissionais realizou um levantamento indicando os professores que devem receber essa primeira dose do imunizante. Esses profissionais estão sendo convocados a comparecerem nos dias e horários estipulados com base em um cronograma preparado para evitar aglomerações. Portanto, é importante ressaltar que o profissional tem que aguardar essa convocação para depois comparecer ao local de vacinação, na sede da SEMED, munido dos documentos necessários.
Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Ananindeua vacinou pessoas com 25 anos completos ou mais com comorbidades ou com deficiência permanente e realizou o segundo dia de vacinação dos profissionais da educação infantil da rede municipal. Para iniciar a imunização dos profissionais da educação, o município recebeu 1.995 doses. Neste primeiro momento, o imunizante que está sendo aplicado é o da Astrazeneca/Fiocruz com a segunda dose indicada para aplicação em três meses (até 90 dias).
Para receber a primeira dose do imunizante será necessário que todos apresentem RG, CPF e comprovante de residência. Aquelas pessoas com comorbidades devem apresentar também, documento com comprovação da Comorbidade (Receita médica com até 3 mês de validade ou laudo médico com até 3 anos de validade). Pessoas com deficiência permanente devem apresentar documento oficial de comprovação da deficiência permanente, laudo médico ou um dos seguintes comprovantes: Passe Livre (municipal, interestadual, intermunicipal), Cartão de Estacionamento ou Carteira da Pessoa com Deficiência emitida pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH, por outra associação das Pessoas com Deficiência e/ou entidade a qual está associado no estado do Pará.
Para os profissionais da Rede privada é preciso apresentar, além dos documentos pessoais (RG e CPF), o contracheque ou um documento de vínculo empregatício com a instituição de ensino. O município de Ananindeua possui 192 escolas que atendem Educação Infantil da Rede privada. O calendário vacinal para os profissionais da Educação segue até quinta-feira (27).
Solidariedade durante a vacinação
O projeto ‘Ananin Solidária’ foi lançado no dia 05 de abril, com objetivo de ajudar famílias carentes, principalmente neste momento de pandemia. De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), cerca de 65 mil famílias vivem em extrema pobreza no município. Em menos de dois meses foram arrecadados 35 toneladas de alimentos que já foram entregues em todos os bairros da cidade.
A idealizadora do projeto, Dra. Alessandra Haber enfatiza a importância do Ananin Solidária. “Continuamos trabalhando para ajudar quem precisa e fortalecer a nossa corrente de solidariedade. As pessoas têm se sensibilizado e ajudado. Continuamos recebendo doação para chegarmos a marca de 50 toneladas".
Serviço: As doações podem ser feitas em qualquer unidade de saúde, posto de vacinação de Ananindeua e na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Trabalho - SEMCAT, no horário de 8h até 13h de segunda a sexta-feira. Os alimentos arrecadados serão doados para as famílias em situação de fome em todos os bairros de Ananindeua.