Notícias
Moradores do Conjunto do Bem Viver vão ganhar creche para seus filhos
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
Esta é a primeira creche construída pela atual gestão e tem mais oito em processo de licitação
Com finalidade de aumentar as vagas escolares ofertadas pela rede pública de ensino, a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assinou, nesta sexta-feira (18), a Ordem de Serviço para a construção da Creche Bem Viver, no Conjunto Residencial Bem Viver, nas Águas Brancas.
Com duração prevista para 10 meses de duração, a construção da nova Unidade de Educação Infantil será em uma área de 775,85 m² e contemplará 6 salas de aulas, espaço de convivência, refeitório, fraldário, berçário, estacionamento e lavanderia. Após concluída, a nova unidade educacional vai ter capacidade de atendimento de até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em período integral.
A moradora e mãe de um bebê de 6 meses, Laurenice Monteiro, explicou que a crechevai beneficiar toda a comunidade e vai gerar economia para as famílias. “Pra mim, e eu falo isso com uma voz única para todas as mães, essa obra vai fazer uma diferença muito grande na vida de mães e pais. A creche que nós tínhamos era a do Girassol e outra no Aurá, e gerava um gasto muito grande com passagem de ônibus, e não dava para ir andando. E essa creche vai trazer uma qualidade de vida para as nossas crianças”, explicou Laurenice.
"Está tudo melhorando na parte da educação em Ananindeua e estamos na expectativa que essa obra venha trazer melhora para as nossas crianças, porque aqui é uma luta para nossas crianças, as outras creches são muito longe. Vai ser uma boa creche, nossas crianças vão ser bem cuidados”, comentou Vilma Silva, 34 anos, moradora do conjunto, no ato de lançamento da pedra fundamental.
A Prefeitura de Ananindeua investirá, com recursos próprios, cerca de R$ 2,2 milhões. Será a 4° escola municipal no bairro e já conta com as CMREI Girassol, EMEF Jardim Amazônia e EMEF André Avelino. “Hoje, estamos cumprindo compromisso que era trazer uma creche para essa comunidade. Quem é mãe aqui, muitas vezes tem que deixar os filhos na creche de Marituba ou tem que deslocar para outras unidades longes, pensem em pais que têm filhos e vão sair para trabalhar, se ele ganha um salário mínimo, como é que eles vão pagar uma babá para trabalhar. Com essa creche os moradores vão ter um local adequado para deixarem seus filhos”, comentou o prefeito de Ananindeua,
Capacidade de atendimento - será uma creche para crianças de 0 até 5 anos e 11 meses de idade, sendo: creche I – 0 até 11 meses; creche II – 1 ano até 1 ano e 11 meses; creche III – 2 anos até 3 anos e 11 meses e pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses de idade. A secretária municipal de Educação, professora Leila Freire, destacou o investimento da prefeitura na área da educação. “Essa semana o prefeito Dr. Daniel entregou a 12ª unidade de educação, mas as entregas têm acontecido em todas as áreas. Semana que vem nós temos mais três unidades para entregar. Lançamos aqui a primeira unidade de educação infantil Bem Viver. Esta obra tem a previsão de entrega de 10 meses. Daqui a dez e meses estaremos aqui para entregar a unidade educacional Bem Viver para a comunidade”, disse.
Histórico - O Conjunto Residencial Bem Viver, em Águas Brancas, é do programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida", entregue no ano de 2017. São mais de 1.020 apartamentos em 64 prédios e tem mais de 5 mil moradores.