Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananin SUS Digital chega à UBS de Águas Brancas

16/02/2022 14h43
Por Rosa Dias (SESAU)

A prefeitura do município de Ananindeua inaugurou nesta quarta-feira (16), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Águas Brancas, o novo sistema de informatização do programa Ananin Sus Digital, que conta com prontuário eletrônico para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional, definida pelo Ministério da Saúde por meio do e-SUS Atenção Básica(e-Sus AB).

A UBS Águas Brancas é a quarta unidade a receber o benefício, que traz inúmeras vantagens para o usuário, desde a triagem até a marcação de exames. A previsão é de que até o início do segundo semestre, o programa esteja instalado em todas as unidades de saúde e pronto atendimento do município. Até sexta-feira, o novo sistema será implantado na UBS da Cidade Nova 4.

A enfermeira Camila França, assessora técnica do e-SUS AB, destaca esse e outros benefícios do prontuário eletrônico. “Você vai deixar de ter ocorrências de perdas do prontuário de papel. Poderemos ter acesso a qualquer momento às intervenções feitas pelo profissional que atendeu e fez o diagnóstico do paciente”, explicou.

O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel esteve na UBS e destacou que a principal vantagem é que o paciente sai da unidade de saúde com o agendamento concluído. "O mais importante é que eles saem daqui com exames agendados, essa é a maior vantagem, pois havia muita reclamação quanto a isso", declarou.

O prefeito e a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, acompanharam o atendimento feito a Angélica Teixeira, de 33 anos, moradora do bairro Águas Brancas. Ela foi atendida pela enfermeira Ana Catarina Maués, uma das servidoras treinadas pela Sesau para utilizar o novo sistema. “Esse sistema vai facilitar muito o nosso trabalho, vamos acabar com aquele excesso de papéis que tínhamos antes. Esse prontuário foi inovador para nós profissionais e para nosso dia a dia”, disse a profissional de saúde.

Susan Santos, enfermeira da Equipe de Saúde da Família Águas Brancas descreve como passa a ser o fluxo do atendimento, com a informatização e instalação do prontuário eletrônico. “O paciente é cadastrado na recepção, passa pela triagem, onde é avaliado e é direcionado para o atendimento médico. Então, essas informações não se perdem e podem ser usadas para melhorar os nossos indicadores de saúde”, explicou. A enfermeira descreve ainda as vantagens para o usuário do serviço. “Para o usuário também é um avanço, pois ele sai do consultório com os encaminhamentos dele, o que otimiza nosso tempo. É um avanço significativo”, avaliou.

O programa totaliza um investimento de 4 milhões de reais pela Prefeitura de Ananindeua e prevê um sistema de internet de fibra óptica, aquisição de novos equipamentos, como computadores, impressoras e tabletes, assim como capacitação de servidores.