Notícias
Prefeitura promove exibição de filme sobre gravidez e adolescência
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Para levar adolescentes e jovens a refletirem e se prevenirem da gravidez precoce, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência e Trabalho, realizou nesta terça-feira (15) a exibição do longa-metragem "Juno", na Escola Municipal Novo Tauari, bairro Icuí. O filme abordou temas relacionados a métodos contraceptivos, mudança corporal e problemas que uma gravidez precoce pode causar, além de outros pontos.
A adolescência constitui um momento de transição entre a infância e a vida adulta, e é marcada por diversas e constantes mudanças psíquicas e físicas. E entre os problemas que afligem esse período, a gravidez tem sido um dos principais desafios. Segundo dados do Ministério da Saúde reunidos pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Brasil ainda registra estatística acima da média mundial, com alta taxa de gravidez precoce em relação a outros países. São mais de 19 mil nascimentos por ano de mães com idade entre 10 a 14 anos.
A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, além do uso inadequado de contraceptivos contribuem para o agravamento dessa situação. Pensando em reduzir os casos de gravidez na adolescência, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), vem realizando diversas ações durante o mês de fevereiro no município.
“O cuidado e atenção com a criança e o adolescente, o suporte familiar, a informação e a educação sexual são fundamentais para reduzir os casos de gravidez na adolescência. Com as ações que estamos promovendo no município, queremos informar a todos, tanto os meninos quanto as meninas, sobre os efeitos da gravidez precoce, como o auto índice de mortalidade infantil e a evasão escolar e ainda, os danos psicológicos, como o sentimento de exclusão ou ainda, desmistificar a fantasia que é repassada pelas novelas, filmes e outros programas da mídia eletrônica que mascaram o conto de fadas com um final feliz”, ponderou a secretária, Marisa Lima.
"Juno"
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2008 e indicado aos de Melhor Filme e Melhor Atriz para Ellen Page, "Juno" retrata o drama de uma adolescente de 16 anos que, acidentalmente, engravidou na sua primeira relação sexual. E como se considera inapta para ser mãe e dar uma boa educação a uma criança, decide doar o bebê assim que ele nasça. Numa das cenas mais marcantes do filme, Juno, junto com sua amiga, dá a notícia a seus pais e apresenta sua decisão de não interromper a gravidez.
A cena oportuniza, junto aos alunos, a reflexão sobre o relacionamento entre pais e filhos diante da notícia, e da alternativa encontrada por Juno diante da gravidez inesperada. Julyane Karolynne, de 14 anos, foi uma das participantes e parabenizou a iniciativa. “Acho muito interessante falar sobre gravide na adolescência, seja na sala de aula ou fora, pois assim podemos entender mais sobre esse assunto. Minha prima engravidou cedo e não quero que aconteça a mesma coisa comigo”, contou.
Logo após assistir ao filme, Maria Eduarda, de 14 anos, lembrou de casos que aconteceram próximo a ela. “Conheço várias meninas da minha idade que acabaram engravidando. Então falar sobre como podemos prevenir uma gravidez é muito bom”.
Serviços
Durante este mês outras ações serão realizadas no município, com palestras e rodas de conversas sobre a prevenção da gravidez na adolescência.
- Dia 17 (quinta-feira): CRAS 40 Horas - Rua Santa Clara nº 14, bairro 40 horas, às 9h;
- Dia 24 (quinta-feira): o CRAS Curuçambá fará na Escola Laércio Barbalho - Rua Ferreira Gomes, quadra vinte, bairro Curuçambá, às 9h.