Notícias
Campanha Fevereiro Roxo conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia
Por Rosa Dias (SESAU)
Divulgação
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deu início à Campanha Nacional Fevereiro Roxo, que visa conscientizar e prevenir sobre as doenças Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, consideradas crônicas e que não têm cura, mas possuem tratamentos, desde que sejam previamente diagnosticadas. A campanha está sendo realizada com ações alusivas ao mês em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Triagem Cidade Nova, Centro de Triagem Metropolitana, Centro de Reeducação Feminino, Centro Comunitário do Paar, contando com a parceria do Sistema Penitenciário (ver abaixo a programação detalhada).
Os eventos nas unidades de saúde constam de palestras com esclarecimentos sobre a identificação de cada uma das doenças em questão, com dinâmicas e sorteio de brindes. Segundo a Coordenadora de Saúde do Idoso e Humanização da Sesau, Sâmia Genú, “tem sido intensa a participação dos usuários de nossas unidades, com perguntas e depoimentos”, revelou.
Criado em 2014, Fevereiro Roxo é uma campanha que enfatiza a identificação dessas doenças crônicas ainda na fase inicial. Com esse diagnóstico precoce o tratamento poderá ser realizado de forma segura, mas para isso é necessário que a população conheça os sintomas de cada uma delas, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, exame e tratamento.
O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune, que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. Seus sintomas mais comuns são febre, fadiga, rigidez muscular e inchaço, dores em articulações, lesões na pele que pioram com exposição ao sol, vermelhidão na face sobre bochechas e nariz (em formato de borboleta), dificuldades para respirar, dores de cabeça, confusão, sensibilidade à luz solar, queda de cabelo, feridas na boca, desconforto, mal-estar e ansiedade.
A Fribromialgia é uma síndrome pouco conhecida que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. De causa desconhecida e com sintomas, que podem ser confundidos com estresse e até mal estar. Seus sintomas mais comuns são dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas como falta de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e quadros de depressão.
Já o Alzheimer é uma doença degenerativa, que embora se apresente em pessoas idosas, pode surgir de forma precoce em pessoas mais novas. Seus sintomas principais são a falta de coerência na fala e perda de memória. A doença não tem cura e afeta a atenção da pessoa, aprendizado e convívio social. Paciente lembra de histórias antigas e passa a repeti-las, sem se lembrar de fatos recentes, ocorridos no mesmo dia, além da dependência nas tarefas do dia a dia.
Programação Alusiva da Campanha Fevereiro Roxo 2022
09/02 - 9h - UBS Uirapuru;
10/02 - 9h - UBS Cidade Nova IV;
15/02 - 9h - UBS Águas Lindas;
16/02 - 9h - UBS Uirapuru;
17/02 - 9h - UBS da Região de Saúde IV;
18/02 - 10h - CTM II (Centro de Triagem Metropolitana II);
21/02 - 9h - UBS Distrito Industrial;
23/02 - 9h - UBS Uirapuru;
23/02 - 10h - Centro de Triagem Cidade Nova
24/02 - 9h - UBS da Região de Saúde IV.
25/02 - 10h - CRF - Centro de Reeducação Feminino;
28/02 - 9h - Centro Comunitário do Paar (Academia de Saúde).