Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura leva qualificação profissional para mulheres e jovens de Ananindeua

11/02/2022 15h01
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Na manhã desta sexta-feira (11), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizaram a entrega de certificados às alunas concluintes do curso de qualificação profissional e geração de renda – Bolos e Doces. O treinamento ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Daniel Reis, localizado no bairro Centro.

Segunda a secretária da Semcat, Marisa Lima, o objetivo do curso é qualificar as pessoas para o mercado de trabalho e promover o empreendedorismo para aqueles que pretendem montar o próprio negócio. “O compromisso do nosso prefeito, Dr. Daniel, é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Ananindeua, com isso o apoio na empregabilidade e na geração de renda é fundamental, ainda mais nessa retomada econômica pós pandemia. Estamos realizando diversos cursos profissionalizantes no município, onde a população tem a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho e ainda servir de alternativa de renda familiar, por meio do trabalho autônomo”, ressaltou a secretária.

Com o certificado nas mãos e com um sorriso nos olhos, a venezuelana Josefina Moraleda, de 31 anos, agradeceu a oportunidade. “Há um ano moro em Ananindeua, vim buscar a melhoria para minha família, e hoje só tenho a agradecer. Meus dois filhos estão estudando na escola municipal, tenho o amparo e acompanhamento de toda equipe da Semcat, da prefeitura, do doutor Daniel. Agora o CRAS me proporcionou uma nova experiência, esse aprendizado vai poder abrir portas, vou poder vender e ajudar minha família. Tô muito orgulhosa, e muito obrigada”.

Para Vanessa dos Santos, de 41 anos, o curso irá ajudar na renda da família. “O curso foi muito bom, sempre quis aprender a fazer doces, sempre que tem um curso na área da cozinha, eu faço, eu gosto. E tudo que aprendi vou colocar em prática em casa, assim já não vou mais precisar gastar dinheiro e economizo”.

Dona Maria Batista, de 54 anos, fez questão de agradecer. “Alguns dias atrás vim resolver uma situação aqui no CRAS e fiquei sabendo do curso, logo me inscrevi, pois há anos queria aprender a fazer esses doces. Foi muito bom, muito gratificante”.

O curso de Bolos e Doces desenvolveu a aprendizagem sobre os conceitos iniciais da Confeitaria Básica, e as técnicas, entre elas, o preparo de massas, recheios e coberturas, montagem e decoração de doces e bolos.