Notícias
Ananindeua entra numa nova era de atendimento informatizado nas Unidades de Saúde do município
Por Rosa Dias (SESAU)
Mais uma Unidade de Saúde de Ananindeua é contemplada com o sistema informatizado de prontuário eletrônico, integrando o Programa Ananin Sus Digital. Com ele, a população passa a ser atendida de forma mais ágil na busca dos serviços de saúde do município.
Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Dr. Daniel esteve na implantação do sistema na UBS Centro e destacou que o novo serviço vem para “oferecer um atendimento digno à população que procura nossas unidades de saúde”.
Depois das unidades do Saré (Distrito Industrial) e do Icuí (Icuí Guajará), a UBS Centro passa a ser a terceira a dispor do sistema informatizado, com internet de fibra ótica, representando um investimento de 4 milhões de reais, na aquisição de novos equipamentos, como computadores, impressoras, tabletes e capacitação de servidores.
O programa com prontuário eletrônico está sendo colocado em prática nas unidades de saúde do município, e trata-se uma estratégia para reestruturação das informações da Atenção Básica em nível nacional, definida pelo Ministério da Saúde por meio do e-SUS Atenção Básica(e-Sus AB). A previsão é de que até julho deste ano o sistema esteja implantado em toda a rede municipal de saúde de Ananindeua, de forma totalmente integrada.
A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, reforçou que o novo sistema “vem para agilizar as demandas de atendimento, proporcionando um salto na qualidade da atenção aos usuários da saúde pública de nosso município”.
Entre as pacientes atendidas na Unidade Básica de Saúde do Centro estava Vitória Caroline, de 15 anos. Ela fez o agendamento de um exame por meio do novo sistema. A menor que estava acompanhada da mãe, Jaqueline Oliveira, disse que ficou surpresa com essa agilidade para marcação de exames. “O atendimento foi ótimo, e realmente eu acho que vai facilitar muito a vida de todos, não esperava que fosse tão rapidinho”, relatou.
A diretora técnica da Secretaria de Saúde, Sâmia Borges, explicou que o atendimento digitalizado cadastra os pacientes e faz com que os médicos possam ter acesso a todos os prontuários. “Esse prontuário eletrônico vem para consolidar a informação de saúde no município. A população ganha com a agilidade desse atendimento, que poderá ter sua consulta com horário agendado, diminuindo a aglomeração de pessoas nas unidades”, frisou.
A informatização facilitará, também, a consolidação dos dados de atendimento para que sejam reportadas ao Ministério da Saúde (MS) ou à Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), acompanhando do prontuário eletrônico dos pacientes e gestão sobre a dispensação de medicamentos de uso contínuo.
Na próxima semana, o novo sistema será implantado em mais três unidades: UBS Águas Brancas, Nova Águas Lindas e Cidade Nova 4.