Notícias
Cidade Nova recebe Unidade de Saúde totalmente reformada e com acessibilidade
Área da saúde de Ananindeua vem recebendo inúmeros benefícios para atender com mais qualidade aos munícipes
Por Ivana Barreto (PREFEITURA)
Mais uma reforma de Unidade Básica de Saúde (UBS) foi entregue para a população do município de Ananindeua na manhã deste sábado,05. Esta é a vez da 16ª unidade entregue. A unidade fica localizada na Cidade Nova IV e teve sua estrutura predial totalmente requalificada, recebendo urbanização e adequação dos ambientes para oferecer mais acessibilidade no atendimento das pessoas com necessidades especiais (PNE).
A Unidade funciona no local há mais de 40 anos, onde atende mais de 18 mil pessoas da região. Com as obras finalizadas, a população vai contar com a Estratégia de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o programa Saúde da Família, num só lugar. Serviços que são considerados como a porta de entrada para a organização e o fortalecimento da atenção básica.
"Com essa reforma só tem a ganhar a população de Ananindeua, que agora terá um atendimento com mais qualidade, alcançará serviços que antes tinhamos dificuldades. E com isso, a gente estará atingindo atenção primária por completo. Visamos alcançar mais pacientes e mostrar que todos estão inseridos na saúde do município", ressaltou Henrique Teixeira, gerente da UBS.
Após a requalificação, a UBS recebeu um novo nome também. Passa a se chamar UBS Dra. Vânia Monteiro, uma homenagem póstuma à médica que faleceu no ano passado, vítima de infarto, e tinha uma atuação relevante na rede municipal de saúde, sobretudo nesta unidade. A médica era irmã do atual vice prefeito Erick Monteiro.
"A gente fica muito emocionado com a homenagem, pois a minha irmã nos deixou precocemente com 41 anos e esta foi uma das primeiras unidades do município que ela trabalhou como médica. Serve para eternizar o nome da minha irmã que fez um excelente trabalho na área da saúde. Ficamos tristes com a partida dela, mas felizes com essa homenagem que ameniza a dor da saudade", comentou o vice prefeito.
Sistema de Saúde com Prontuário Eletrônico
Ainda esse mês, a unidade básica iniciará o atendimento informatizado com prontuário eletrônico, que faz parte do programa Ananin Sus Digital, lançado em novembro passado, e que consiste na implantação de um sistema informatizado, com internet de fibra ótica, em todas as Unidades da Rede Municipal de Saúde. O Programa representa um investimento de 4 milhões de reais.
A implantação está ocorrendo em etapas, não só com a instalados de banda larga de internet, mas também com aquisição de novos computadores, impressoras e tablets para os servidores das unidades e agentes comunitário de saúde (ACS). As equipes estão passando por treinamentos também.
Nesta última sexta feira, 03, a UBS do Saré, no bairro do 40 horas, foi a primeira unidade contemplada com o atendimento totalmente informatizado. Com isso, o paciente terá o seu agendamento agilizado quando for encaminhado durante o atendimento.
Reforma nas UBS's
Ao todo, o município de Ananindeua conta com 62 Unidades Básicas de Saúde (UBS's), e, para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado, a gestão municipal tem como meta reformar todas as UBS's do município em quatro anos. Atualmente, encontram-se em obras de revitalização a UBS Helena Barra, UBS Pérola II e a UBS José Araújo. E já entregou 21 Unidades Básicas e duas Policlínicas, uma do lado Sul e outra no lado Norte.
Por enquanto, as Unidades reformadas pela atual gestão municipal foram: UBS’s do Saré, Ananindeua Centro, Pedreirinha, Ariri, Nova Águas Lindas, Guajará I, Águas Brancas, Icuí, UBS Heliolândia Rural, Curuçambá Rural, Roraima-Amapá, Nova Zelândia, Una, Águas Lindas, Jardim Nova Vida e Cidade Nova 4.
Além das UBS, a atual gestão municipal já reformou as UPA’s do Distrito Industrial e Marighela e entregou a Policlínica Doutor Carlos Guimarães, localizada na Cidade Nova 8, lado norte da BR-316 e a Policlínica Cleonisse Begot, em Águas Lindas, lado Sul.