Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Cursos de qualificação profissional dão esperança para mulheres e jovens de Ananindeua

05/02/2022 14h19
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Gratidão e esperança marcaram a conclusão de mais um curso de aprendizagem profissional e geração de renda – Produção de Biojóias, Pintura em Tecido e Panificação nesta sexta-feira (04) em Ananindeua. A qualificação foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 40 Horas. 

Lindanor Alcântara, de 76 anos, ficou orgulhosa de ter participado e receber três certificados. “Só tenho que agradecer. Agradecer a professora Adriana que ministrou o curso. Agradecer a toda a equipe do CRAS que há 10 dez anos vem me acolhendo, me ajudando a superar meus problemas, faz pouco tempo que passei por um grande conflito pessoal e aqui estou conseguindo superar, os cursos me fazem esquecer dos meus problemas, trabalham minha mente e me dão alívio”, disse a dona de casa.

Já a participante do curso de Pintura em Tecido, Fabiana Montei, de 34 anos, comentou como a qualificação enriqueceu o produto do seu negócio. “Eu já vendia crochê, mas depois que aprendi a pintar, só fiz juntei as duas técnicas. O meu produto ficou mais valorizado e minha renda aumentou, além de poder ocupar a minha mente, principalmente nesse período de pandemia. Minha esperança é vender cada vez e realizar mais cursos que possam contribuir com a renda da minha família. Eu só tenho o que agradecer. Agradecer de coração”, afirmou Fabiana.

Para Leandra Bendelak, de 38 anos, que fez o curso de Biojoias, a formação trouxe a esperança de contribuir com a renda da família. “Eu não sabia muito sobre bijuterias, mas depois que participei do curso, pude aprender combinações e peças belíssimas que poderia fazer. Já comecei a produzir e vender. Tem sido muito bom, pois acendeu em mim uma motivação e me mostrou que posso contribuir com a renda na minha casa, além de estimular a minha mente”.

De acordo com a secretária da Semcat, Marisa Lima, o objetivo da qualificação profissional é possibilitar aos moradores de Ananindeua a geração de renda para a sua família, pois a pandemia atingiu a área da saúde, da educação e da economia. “Com os cursos, estamos pensando no período pós pandemia, em que os cidadãos precisam se reestruturar financeiramente. Então estamos desde o ano passado promovendo diversos cursos nos dez CRAS de Ananindeua. Já conseguimos atender mais de 800 mulheres e jovens, que são o nosso maior público. Esperamos este ano alcançar um maior público de participantes. Nosso intuito é construir novos projetos de vida, fazer com que essas pessoas possam resgatar sonhos, trazer esperança de dias melhores na certeza que a gente vai voltar a nossa vida e que é preciso pensar nessa virada de página e nada melhor do que a qualificação profissional para isso”, concluiu a secretária.