Notícias
Ananindeua avança cronograma e vacina pessoas com 53, 54 e 55 anos sem comorbidades
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
"Graças a Deus chegou o momento da minha faixa etária de idade. Estou feliz e espero que chegue logo pra todos", comemorou a aposentada Irenalva Cardoso, de 54 anos, moradora do conjunto Guajará, em Ananindeua. Ela faz parte do grupo que compõe a nova fase de imunização e aproa manhã deste sábado (29) para tomar a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca.
O avanço do cronograma de imunização inclui pessoas com 53, 54 e 55 anos. O trabalho ocorreu de forma tranquila nos 12 pontos de vacinação espalhados em lugares estratégicos da cidade. O Templo Labaredas de Fogo, localizado no conjunto Cidade Nova 2, foi um dos mais procurados.
"Hoje foi bastante movimentado. Vacinados pessoas com idades entre 53, 54 e 55 anos, sem comorbidades, e desde às 8 horas da manhã tivemos um alto fluxo, porém reforçamos as equipes dos 12 pontos de vacinação para atender a grande demanda. Recomendamos que a pessoa traga um comprovante de residência em seu nome. Pode ser conta de energia, de água, cartão de crédito, de loja, boleto ou algo que comprove que a pessoa é moradora de Ananindeua. Pode ser também o cartão do Sus ou título de eleitor. Estes documentos são de extrema importância para a realização do registro do cadastro", destacou a secretária municipal de saúde, Dayane Lima.
A Sesau acredita ter vacinado cerca de 4 mil pessoas somente neste sábado. A força-tarefa conta com a atuação de 300 pessoas entre voluntários e servidores municipais.
"Pra mim esse momento é muito especial. Pela oportunidade e pelo acesso de estar aqui hoje tomando a primeira. Estou felicíssima, agradeço primeiramente a Deus e também as pessoas envolvidas neste grande evento. Que esta oportunidade chegue para todos. É o que eu desejo, do fundo do meu coração", relatou emocionada a dona Joelma Varanda, de 55 anos.
Ananindeua conseguiu concluir a vacinação contra a Covid-19 de todos os grupos prioritários em apenas cinco meses, desde a aplicação da primeira dose, ocorrida em janeiro. O cronograma é planejado de acordo com o total de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A continuidade do calendário de vacinação na cidade está condicionada à chegada de novas remessas dos imunizantes.
Até esta sexta-feira (28), 142.904 mil doses já foram aplicadas na população. 98.291 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19 em Ananindeua e 44.613 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante.