Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Castramóvel da prefeitura de Ananindeua atende 100 animais em seis dias de ação

31/05/2021 10h01
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)

Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de Ananindeua concluiu a segunda ação do seu Castramóvel, a primeira Unidade de castração gratuita de cães e gatos da Região Metropolitana de Belém (RMB), que durante seis dias esteve no bairro do Curuçambá, na EMEF Laercio Wilson Barbalho. Ao todo foram 100 animais avaliados e, após a realização de exames laboratoriais, foram castrados. 

O Castramóvel é um trailer equipado com um centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro de Ananindeua. O objetivo é levar o serviço de forma itinerante, percorrendo os bairros do município para quem não tem condições de pagar por um procedimento particular. Foram dois dias de cadastro e avaliação e quatro dias de castração. Em média cada procedimento dura 1h30.

Para Karina Silva, de 42 anos, dona do Logan, de 1 ano e 8 meses, o Castramóvel é um um serviço de amor e carinho aos pets do município. "A gente sabe que a castração garante mais saúde para o animal e vendo essa iniciativa da Prefeitura, que demonstra amor e carinho pelos animais é muito bom, é maravilhoso ver isso aqui no bairro. Eu sei já é a segunda ação que a prefeitura faz, demonstrando a preocupação com os animais do município", disse. 

De acordo com o Doutor Filipe Luigi, médico veterinário e responsável técnico do Castramóvel, um dos mais importantes trabalhos que a equipe do Castramóvel exerce e a orientação referente ao pós operatório. "A gente tem orientado a população na questão da medicação do animal e na questão do pós-operatório, de como este animal deve ser tratado em casa, ou seja, o envolvimento aqui não é apenas cirúrgico, mas também de conscientização da população para os procedimentos que realizamos, como a avaliação médica e coleta sanguínea que são necessários para que o processo cirúrgico. Precisamos saber se o animal está bem, se está apto para a castração e caso o animal não esteja níveis saudáveis ele não poderá ser castrado pois não podemos aumentar os riscos dessa cirurgia", ressaltou.

Para o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, que esteve de perto acompanhando toda a ação do Castramóvel, esta ação é essencial para a diminuição de animais de ruas que vivem em situação de abandono. “Estamos na segunda ação do Castramóvel e dessa vez no conjunto Roraima Amapá, no Curuçambá e vamos disponibilizar 100 castrações para a população, com o objetivo de tentar conter a proliferação de animais nas ruas. Sabemos que uma castração dependendo do porte do animal, é inviável para a população de baixa renda e nós oferecendo este serviço gratuitamente, diminuímos a proliferação e consequentemente o número de animais nas ruas. Aproveitamos para pedir que a população dos demais bairros tenha paciência, pois levaremos este serviço para cada bairro de Ananindeua às pessoas que mais precisam”, finalizou o prefeito.