Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua começou a vacinar crianças de 6 meses a 02 anos incompletos

13/04/2021 14h04
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)

Ananindeua iniciou a sua campanha de vacinação contra a Gripe na manhã desta terça-feira (13). Ao todo o município recebeu 11.120 doses do imunizante, que nesta primeira fase estão destinados apenas para crianças de 06 meses a 02 anos incompletos, pois a Prefeitura ainda não recebeu as doses da vacina destinada as crianças de 02 a 06 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), aos povos indígenas e os profissionais de saúde, que estão inseridos nesta primeira fase. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) orienta que os integrantes destes grupos fiquem atentos às redes sociais da Prefeitura, pois assim que o imunizante chegar será divulgado um novo calendário.

Durante um ato simbólico de início da Campanha, o Prefeito de Ananindeua Dr. Daniel, destacou como funciona a logística de envio do imunizando para os municípios. “Começamos a vacinação contra a gripe/influenza, mas vale lembrar que as vacinas são distribuídas pelo Governo Federal para o Governo do Estado, que faz a distribuição para os municípios. Recebemos vacinas para a faixa etária de crianças de seis meses a menores de dois anos e iniciamos imediatamente essa etapa de vacinação e estamos aguardando receber mais vacinas para caminhar com outros grupos prioritários”, disse o Prefeito.

O município de Ananindeua conta com 28 postos de vacinação e o horário de funcionamento é das 08h às 13h, sempre de segunda a sexta-feira. A Secretária Municipal de Saúde reforça a quem estiver apresentando sintomas gripais deverá esperar que eles passem para tomar a vacina. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 deverá esperar o prazo recomendado de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

A estratégia municipal de descentralizar a vacinação contra a Gripe, disponibilizando o imunizante em postos de saúde por todo o município, busca garantir que não haja aglomerações devido a pandemia. “Descentralizamos, colocamos as vacinas nos postos para evitar aglomeração e levar o quanto antes imunização para todas as crianças, que é o nosso primeiro público alvo. A Secretaria de Saúde de Ananindeua tá trabalhando todos os dias para que quanto mais as vacinas cheguem mais a gente imunize a população”, afirmou a titular da pasta, a Secretária Dayane Lima.

A dona de casa, Jennifer Pinho de Almeida, de 28 anos, levou o filho de 1 ano e 2 meses para ser imunizado e deixou o alerta da importância sobre a vacinação para outros pais e responsáveis. “É muito bom o nosso poder público olhar pelas crianças que fazem parte do grupo de risco. Além dos idosos, as crianças também tem uma saúde que requer um maior cuidado e fiquei feliz pelo meu filho ter tomado a vacina. Eu alerto para que todos vacinem os seus filhos, afinal a saúde deles depende de nós e não podemos deixar de lado” alertou Jennifer.