Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

No portal do MS, Ananindeua se destaca com mais de 89% de doses aplicadas contra a Covid-19

25/04/2021 16h52
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)

No Pará, a campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou em janeiro e, segundo o portal da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde (MS), o estado já recebeu 1.716.490 doses do imunizante, que seguem sendo distribuídos para os 144 municípios paraenses. Ainda segundo os dados apresentados no portal, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, Ananindeua aparece em primeiro lugar no ranking proporcional de doses recebidas e aplicadas com percentual de 89,4%. Numa larga distância, estão Belém (82,7%), Marabá (69,9%), Castanhal (66,50%), Parauapebas (62,70%) e Santarém (61,80%). A atualização foi realizada na tarde deste domingo, 25, às 14h35.

Os números demonstram que a segunda maior cidade paraense foi mais rápida na distribuição de quase 100% das vacinas que recebeu. Vale lembrar que há diferença, entre as cidades, no total de doses recebidas. Ou seja, cidades que receberam quantidades de doses menores ou maiores do que Ananindeua não conseguiram ser tão eficientes quanto foi o município. 

Os critérios, levados em conta, avaliam os municípios com população de até 200 mil habitantes, os grupos prioritários e o mesmo período de vacinação (já que no Pará a campanha iniciou no mesmo dia em todos os municípios).

Para o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, a estratégia da prefeitura desde o começo era receber as doses e vacinar o maior número de pessoas dos grupos indicados no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Nosso objetivo desde o começo sempre foi garantir a imunização para aqueles que integravam os grupos prioritários o mais rápido possível. Por um tempo o nosso calendário foi cumprido de segunda a segunda, ampliamos os postos de vacinação para espaços maiores, como as igrejas do município para que pudéssemos atender um maior número de pessoas. No começo de março, em apenas 72 horas conseguimos vacinar 11.555 idosos, o que nos permitiu alcançar a faixa etária de 70 anos. Sem o esforço e dedicação da todos os nossos técnicos de enfermagem e de todos da Secretaria Municipal de Saúde essa meta não teria sido alcançada”, finalizou o prefeito.

Estratégia Municipal

Esse bom desempenho de Ananindeua no ranking proporcional de doses recebidas e aplicadas poderia ainda estar melhor se o calendário não tivesse sido suspenso por falta de envio de doses do governo federal. Até agora, o município aguarda o envio de mais doses do imunizante para seguir vacinando a sua população.

De acordo com a Secretaria o “calendário de vacinação da segunda dose contra a covid-19 está suspenso desde a última terça feira (20) e será retomado quando novas doses forem destinadas ao município. Quanto ao calendário da primeira dose, o município que já havia iniciado a vacinação do grupo prioritário de pessoas com comorbidades, teve que suspendê-lo no dia 05 de abril também por falta de doses suficientes”. 

Ananindeua tem se destacado desde o começo da vacinação contra o Novo Coronavírus, sendo o primeiro município paraense a vacinar idosos com mais de 60 anos e foi também, um dos primeiros a iniciar a vacinação em pessoas com comorbidades. Após a execução de uma estratégia de vacinação que usou Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e espaços cedidos por Igrejas, em um pouco mais de três meses a prefeitura municipal recebeu 113.370 doses (de 1ª e 2ª dose) e já aplicou 101.332, número este que pode aumentar, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Anaanindeua (SESAU), na medida que os cadastros dos vacinados estão sendo inseridos no sistema do MS. 

Balanço

Sobre os casos da Covid-19 no município, de acordo com o boletim epidemiológico deste domingo (25), às 18h, o município de Ananindeua registrou 18.741 casos confirmados, 17.308 pessoas recuperadas e 663 óbitos.