Notas
Trânsito na Rotatória do 40 horas é alterado
Por Jackie Carrera (PREFEITURA)
Com objetivo de proporcionar fluidez ao trânsito de veículos na rotatória do 40 horas, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) instalou no perímetro da Avenida Hélio Gueiros, barreiras de concreto, retirando o acesso direto à rotatória.
A partir de agora, as orientações são as seguintes:
- Para Carros Pequenos, pequenos caminhões, ônibus e outros veículos menores - os condutores que saem da avenida Hélio Gueiros sentido rotatória devem seguir pela Rodovia dos Trabalhadores e fazer retorno há poucos metros, em frente ao Conjunto Stélio Maroja, seguindo seus destinos;
- Para veículos de grande porte como carreta, articulados tipo bi-trem ou com dimenções consideráveis, poderão seguir as seguintes alternativas:
1 - Fazer o contorno mais à frente, na rotatória do abacatão (arterial 18), retornar pela rodovia dos trabalhadores e acessar à rotatória do 40 horas para seguir a Av. Independência até a Br-316.
2 - Também poderão acessar à Avenida Independência pela Av. Arterial 5-A, acessando a Estrada do Icuí (passando a "granja do governador") - Av. Independência, seguindo até a Br-316.
A intervenção na área é fruto de análises técnicas
Esse tipo de intervenção é realizado todos os dias (com cones), em horário de pico - entre 17h e 20h) e garantia a fluidez no trânsito. Porém, observou- se , que houve uma aumento considerável de veículos acessando Rotatória , com grande congestionamento, inclusive travando os veículos no interior da rotatória, durante os mais variados horários . Há, também, reflexo do desvio de trânsito para dentro de Ananindeua, por conta das obras do BRT Metropolitano na BR 316.
Vale ressaltar , que a partir de 2015, quando foi inaugurado o prolongamento da av. independência, a rotatória do 40 horas passou de 4 para 5 pistas de aproximação, se tornando uma rotatória atípica, assim sobrecarregando e trazendo congestionamento. Salienta-se que a Avenida Independência desenvolve um importante papel de ligação dos municípios da região metropolitana , tendo um elevado fluxo de veículos.
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Semutran, já realizou estudos na área e apresentou um projeto emergencial de adequação da Rotatória, no qual é previsto a diminuição do raio da circunferência, direita livre e rotatória vazada semaforizada. Isso traria maior fluidez ao trânsito e ao mesmo tempo segurança aos usuários (pedestres, ciclistas) que ganhariam tempo para poderem atravessar com segurança nas faixas. O assunto está sendo tratado com a Eletrobras( Eletronorte) responsável pela área onde se encontra a rotatória e linhas de energia.
Ressalta-se que a Semutran, também, vem dialogando com o Estado, através do NGTM( Núcleo de Gestão de Transporte Metropolitano) em busca de uma solução definitiva, seja elevado ou túnel, assim garantindo fluidez a segurança a todos os usuários.