Notas
Ananindeua segue no controle da Varíola Simia
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)
A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), informa que os dois casos de Varíola Simia, antes conhecido como Monkeypox, que foram confirmados em residentes de Ananindeua, trata-se de dois homens, na faixa etária entre 30 e 40 anos, atendidos na Rede Municipal de Saude de Belém e Ananindeua.
A Sesau informa que o caso I passa bem, está em remissão dos sintomas, com cicatrização de quase todas as lesões e já cumpriu o período de Isolamento conforme o Protocolo Ministerial;
O caso conhecido como II, encontra-se em estado de saúde bom, apresentando remissão dos sintomas, com todas as lesões cicatrizadas, ainda cumprindo isolamento domiciliar.
A Prefeitura informa ainda, que ambos os casos não evoluíram com sinais de gravidade, e os contatos domiciliares não apresentaram sinais e sintomas de suspeição do doença.
A Secretaria de saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças (CVEC) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) informa que continuam atuando na Investigação, Diagnóstico e Monitoramento de novos casos suspeitos a fim de evitar a transmissão local da Doença.
A secretaria de saúde recomenda que todos os indivíduos que apresentarem sinais e sintomas sugestivos de Infecção por Variola Símia, devem procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência no município.
A Prefeitura Municipal de Ananindeua segue trabalhando para atender a população do município!