Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura promove a primeira ação do projeto ‘Terreiro de Direitos’, levando serviços de cidadania e saúde

A ação foi realizada na Associação dos Filhos e Amigos da Cultura Afro-Brasileira (AFACAB), em Ananindeua, levando atendimento gratuito e valorizando os espaços de tradicionais de matriz africana do município

11/11/2025 15h52
Por Jamille Sousa (ASCOM)

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SECDH), realizou na quarta-feira, 5, a primeira edição do projeto “Terreiro de Direitos”, uma iniciativa voltada para aproximar o poder público das comunidades tradicionais de matriz africana e garantir o acesso da população a serviços básicos de cidadania, saúde e assistência social.

A ação aconteceu na sede da Associação dos Filhos e Amigos da Cultura Afro-Brasileira (AFACAB), no conjunto Júlia Seffer, em Águas Lindas, e reuniu dezenas de moradores que puderam emitir documentos, realizar atendimentos de saúde e participar de momentos de acolhimento e orientação.

Lívia Noronha, Secretária Municipal de Direitos Humanos.De acordo com a secretária municipal de Direitos Humanos, Lívia Noronha, a proposta é levar os serviços da Prefeitura até locais que, muitas vezes, ainda não são contemplados por ações sociais.

“Esse é o nosso primeiro Terreiro de Direitos, e temos um cronograma de ações que vai percorrer outros templos religiosos. Nós percebemos que as igrejas cristãs já são muito contempladas, então queremos olhar para outros espaços religiosos, que também acolhem muita gente, geralmente nas periferias, mas que ainda não recebem ações como essa”, explicou a secretária.

Segundo Lívia, o projeto busca integrar serviços de cidadania e saúde, como a emissão de documentos em parceria com a Polícia Civil, além de atendimentos voltados à população em situação de vulnerabilidade. “A nossa ideia é trazer à Prefeitura para perto desses espaços, chegar com os serviços de forma integrada em todos os locais de Ananindeua. Hoje tínhamos previsão de atender cerca de 300 pessoas, mas a demanda foi ainda maior”, relata.

Kátia Nunes, Presidente da AFACAB.A presidente da AFACAB, Kátia Nunes, destacou a importância da parceria entre a sociedade civil e o poder público para fortalecer ações que já são desenvolvidas pela comunidade.

“AFACAB já realiza atividades voltadas à segurança alimentar e à saúde mental das famílias. Agora, com o apoio da gestão municipal, conseguimos fortalecer e dar continuidade a esse trabalho, que é de pertencimento.” afirmou.