Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Previne Brasil: Ananindeua em 1º lugar entre os municípios com mais de 250 mil habitantes no Pará

27/01/2023 17h26
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), segue avançando na melhoria da qualidade de assistência em saúde da população. Como resultado desse trabalho, o município obteve a melhor posição do Pará entre as cidades com mais de 250 mil habitantes, devido ao desempenho no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que mede a qualidade da Atenção Primária.

Segundo o órgão ministerial, Ananindeua tem como indicador sintético final (ISF) 8,50 e está em 1.º lugar - seguida por Marabá, com 7,28 e Santarém, com 4,88 - no ranking entre as cidades do Pará que atingiram os melhores indicadores no segundo quadrimestre de 2022.

O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou a importância desse resultado. “Acreditamos que a atenção primária é o coração da saúde de todos os municípios e em Ananindeua esse resultado é fruto do compromisso da nossa gestão e dos profissionais de saúde que estão cada vez mais empenhados em oferecer um serviço mais qualificado e humanizado”, afirma.

 “Para obter uma avaliação real do resultado de qualquer indicador, nós só podemos comparar as cidades com o mesmo porte, e Ananindeua tem mais de 200 mil habitantes, por isso, foi comparada com outras cidades com a mesma proporção, classificada em primeiro lugar. Esse destaque é um incentivo muito importante para a gestão e para todos os profissionais que trabalham nas equipes de saúde da família. As parcerias da Atenção Primária com outros setores, a informatização de prontuários com o Ananin Sus Digital, contribuiu para o resultado que alcançamos”, explica a secretária da Saúde de Ananindeua, Dayane Lima.

Na avaliação do programa, que acontece sendo quadrimestralmente feita com os indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas, Ananindeua passou de 2,20 de ISF no primeiro quadrimestre de 2022, para 8,50 no terceiro quadrimestre de 2022.

 “Essa nota de desempenho do Previne Brasil é muito importante para o município, pois reforça que estamos trabalhando no caminho certo e melhorando a cada semestre. Com o apoio da gestão municipal que foi primordial para o alcance desse resultado, como a implantação do Ananin Sus Digital nas unidades, as reformas feitas nas mesmas, o concurso público que garantiu médicos em todas as unidades. Além de nossas reuniões com os gerentes que administram as UBSs, qualificando ainda mais o trabalho de todos os profissionais. Isso tudo, fez a diferença para aumentar o indicador”, enfatizou a Diretora Técnica da Sesau, Samia Borges. 

Previne Brasil

O Programa Previne Brasil traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi criado por meio da Portaria n.º 2.979, de 12 de novembro de 2019. Esse modelo de financiamento é calculado com base no número de pessoas cadastradas, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.