Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa “Morar Bem” ganha selos de mérito em premiação nacional de habitação

06/12/2022 14h34
Por Josiane Miranda (PREFEITURA)

Com cerca de 371 casas revitalizadas no município de Ananindeua, o programa “Morar Bem”, coordenado pela Secretaria de Habitação do município (Sehab), ganhou o Selo de Mérito em duas categorias, a de projetos que tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas, desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.  E o especial avançado que premia os programas habitacionais de Estados e Municípios.


O secretário de habitação, Alexandre Gomes, afirma que ganhar essa premiação é muito importante, " Estamos falando de uma premiação a nível nacional, poucas cidades no país tiveram um projeto de melhoria habitacional como o Morar Bem do nosso município, então isso vem como forma positiva em premiar Ananindeua pelo seu grande trabalho", disse. 

Instituído pela Lei nº 3.128/2021, o Programa “Morar Bem” prevê a realização de pequenas melhorias e reformas parciais em imóveis com condições precárias de habitabilidade, de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Ananindeua. Os serviços buscam melhorar as condições sanitárias das habitações, promovendo maior salubridade nas edificações e maior conforto e dignidade aos moradores.

A Secretaria Municipal de Habitação coordena as ações do programa mapeando as áreas atendidas e autorizando a execução dos serviços de melhoria habitacional que podem ser feitas, em cada unidade, no valor de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), podendo até mesmo ter um acréscimo de 50% (cinquenta por cento) quando o imóvel necessitar de adaptações para atender pessoa portadora de necessidades especiais que nela resida. 

Prêmio Selo de Mérito 

O prêmio Selo de Mérito é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação é uma entidade nacional que apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos Estados e Municípios. O principal objetivo dessa articulação é enfrentar o grande déficit habitacional, nos seus aspectos quantitativos e qualitativos, que atinge a população de baixa renda. 

Vale ressaltar que o prêmio será entregue no Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, nesta quinta-feira, 8, em Brasília.