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Semad apresenta a plataforma Ananin Digital à Ouvidora da União

06/12/2022 16h26
Por Manoela Moscoso (PREFEITURA)

A Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), responsável pela implantação do Sistema Ananin Digital, apresentou à Ouvidoria da União, no último dia 01, a plataforma inovadora da gestão, onde  funcionam os serviços da Ouvidoria do Município. “A plataforma de E-Gov apresentada buscou demonstrar as funcionalidades do sistema utilizado no município de Ananindeua, que acessado por qualquer tipo de navegador, sem necessidade de fazer download, a qual possui como característica principal a integralização de toda prefeitura por meio digital, de forma rápida e eficiente", disse o servidor de Gestão de Informação, Bruno Cordovil.

E com o objetivo de estreitar laços com as demais ouvidorias que Wanaia Tomé de Nazaré Almeida Almeida, Ouvidora da Controladoria Geral da União, conheceu o sistema Ananin Digital e ficou surpresa com o funcionamento da plataforma. “Achei fantástico o sistema de Ouvidoria utilizado pelo município de Ananindeua. Bem completo. Nós utilizamos a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à informação “Fala.BR“ que apenas recebe as manifestações do cidadão e transforma em dados estatísticos. Que bom que a população consegue um retorno do que foi solicitado”, disse a ouvidora.

O serviço de ouvidoria é responsável por atuar na mediação de conflitos entre o cidadão e a gestão, recebe opiniões, reclamações e denúncias que são analisadas de forma transparente, sempre respeitando os princípios da ética. Segundo o Ouvidor Geral do Município de Ananindeua, Ronalt Alves Santos, o sistema digital contribui para a celeridade na prestação do serviço à população e facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.

“A ouvidoria é um canal de relacionamento entre cidadão e gestão. Através do nosso sistema, o cidadão de forma simples e prática, pode entrar no site da prefeitura de casa ou do trabalho, e fazer suas reclamações. Isso evita que o cidadão que não queira se identificar, procure a ouvidoria presencialmente. O sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao cidadão (e-SIC) também está disponível na plataforma para qualquer pessoa que queira solicitar as informações específicas da gestão. Isso mostra o quando Ananindeua está em outro patamar”, afirma o ouvidor municipal, Ronalt Santos.

O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) é a ferramenta criada para atender ao que recomenda a Lei 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas objetivando a transparência das contas públicas. Tanto pela Ouvidoria como pelo e-Sic, o cidadão ao fazer o seu pedido ou reclamação, poderá acompanhar o prazo de resposta da solicitação, pelo número de protocolo que foi gerado.

A Ouvidoria tem competência é receber reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões concernentes à atuação da gestão e coordenar o diálogo com o cidadão-usuário.

Sistema Ananin Digital

Implantado em Janeiro deste ano, o Sistema Ananin Digital é uma ferramenta que permite a tramitação de todos processos internos da administração de maneira 100% eletrônica, além de ser  esse canal direto com a população.