Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua ganhará novo espaço para atendimento especializado, testagem e aconselhamento

01/12/2022 14h00
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

Dentro da programação da prefeitura de Ananindeua alusiva ao Dia Mundial de Combate e Prevenção ao HIV - 1° de dezembro - uma boa notícia: o município vai ganhar na segunda-feira, 5, o novo SAE e CTA – Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento totalmente reformado e ampliado, com modernas, funcionais e confortáveis instalações. A reforma e ampliação dos dois prédios, que funcionam um anexo ao outro, ajudam na inclusão de novos serviços especializados no tratamento, prevenção e no combate ao HIV.

O Serviço de Atendimento Especializado de Ananindeua (SAE) é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial, que beneficia o vínculo do paciente portador do vírus HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com uma equipe multiprofissional ao longo da sua enfermidade através da descrição de experiência do profissional. Hoje o SAE atende a 4.900 usuários cadastrados, sendo 150 atendimentos por dia. 

"O SAE Ananindeua é uma política de assistência voltada para o bem-estar, humanização e a qualidade de vida do usuário. Com atendimentos de multiprofissionais como médicos infectologistas, clinica geral e pediátrica, o SAE diagnostica, trata e acompanha as pessoas vivendo com HIV/Aids e hepatites virais. Além dos atendimentos de Enfermagem de forma acolhedora e humanizada, com orientações de rotinas, fluxos, importância da adesão ao tratamento", ressalta a secretária de Saúde,  Daiane Lima.

O local ainda conta com assistência psicológica, social, farmacêutica, odontológica e fisioterapêutica, fornecendo medicamentos padronizados de acordo com a prescrição médica, oferecendo exames laboratoriais de Carga Viral e CD4, prestando assistência às vítimas de acidente com material biológico, vítimas de violência sexual e, também, de exposição pós-sexual. O SAE integra os mecanismos de referência e contra referência com as Unidades Básicas e Unidades Hospitalares.

Já o atendimento no Centro de Testagem e Acolhimento de Ananindeua (CTA), que funciona no mesmo terreno do SAE, já que ambos trabalham de forma integrada, é um serviço que realiza aconselhamento e orientações voltadas para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Sífilis, Hepatites B e C, ainda oferecendo testes rápidos, assegurando sigilo, confidencialidade e respeito aos usuários. O CTA garante também insumos de prevenção, como preservativos masculino, feminino e gel lubrificante. O CTA realiza também campanhas de prevenção e detecção precoce para conscientizar e educar a população, afim de combater a desinformação e preconceito. 

NOVOS ATENDIMENTOS

Com a ampliação e reforma dos dois prédios, o serviço ganha novos atendimentos, como terapia ocupacional, hidroterapia, sessões de fisioterapia e dança, auditório, odontologia, sala de curativo e demais procedimentos e novos consultórios. Além de uma nova sala de vacinação, o SAE Ananindeua é o primeiro no Pará a incorporar vacinação e atendimentos especializados dentro do Serviço de Atendimento Especializado.

No SAE/CTA tem disponível o serviço a PEP - Profilaxia Pós-Exposição de Risco que é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O tratamento integra a prevenção combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou ainda das possibilidades de inserir o método preventivo na sua vida.

Para o diretor do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento - SAE/CTA Ananindeua, Reginaldo Júnior, “é muito importante que tenhamos esse novo espaço e ampliação, para um atendimento em conjunto nas estratégias da Prevenção Combinada. Nosso espaço está lindo e totalmente completo, um dos novos serviços é a Hidroterapia que é muito importante para o tratamento dos nossos pacientes, é uma grande vitória essa reforma e ampliação para a população de Ananindeua”, comemora ele.

O SAE/CTA de Ananindeua recebeu, além de obra física, a urbanização e adequação dos ambientes para atender pessoas com necessidades especiais (PNE). O serviço está localizado na Avenida Cláudio Sanders, número 1656, no bairro Centro. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município realizam testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O paciente com resultado positivo é encaminhado para o SAE/CTA para que possa iniciar tratamento. "Esse é o compromisso da nossa gestão: oferecer uma saúde pública de qualidade, com médicos, enfermeiros, técnicos, remédios, equipamentos mas todos trabalhando em instalações dignas, não só para os nossos servidores, mas principalmente para os usuários, para o povo que mais precisa", enfatizou o prefeito Doutor Daniel Santos. 

Inauguração e abertura da campanha "Dezembro Vermelho":

Data: 05/12

Horário: 08h00

Local: SAE/CTA - Avenida Cláudio Sanders, número 1656, no bairro Centro