Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa Mãe Ananin entrega kits de pré natal a grávidas

16/08/2022 13h17
Por Josiane Miranda (PREFEITURA)

“Estou muito feliz. Esse vale veio em boa hora. Não tinha como me locomover para as consultas. Obrigada doutor Daniel por esse cuidado com as grávidas do município”. Este é o relato de Dayane de Freitas, que está grávida de 3 meses e veio à Unidade Básica de Saúde, Dra. Vânia Monteiro receber o seu kit de pré-natal. 

As gestantes, que estão dentro dos critérios, receberam o kit com bolsa, folder com informações importantes sobre a gravidez, pasta para guardar documentos e um vale digital para sua locomoção às consultas e exames nas unidades de saúde. 

O "Mãe Ananin" tem como objetivo a redução da mortalidade materna e Infantil no município por meio da assistência às futuras mães durante toda a gravidez, incluindo no pré-natal, parto, pós parto e acompanhando do bebê até os 24 meses de vida.

O programa também pretende aprimorar a qualidade do atendimento e reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no município de Ananindeua, por meio da inclusão de boas práticas de atenção durante a gestação, parto e o desenvolvimento da criança. Assim, serão disponibilizados testes de gravidez, bem como, captação precoce da gestante para o início de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde até a 12º semana de gestação, consultas médicas e de enfermagem. 

Vale Digital 

A grávida, que estiver dentro das exigências do programa, ganhará um kit pré-natal e um vale digital, que poderá ser usado em micro-ônibus da linha municipal e da linha metropolitana. 

Critérios para participar
► Mães residentes em Ananindeua que iniciem o pré-natal até a 12º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.
►Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas. 
►Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT; 
►Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município.